5. Novos serviços digitais permitem...

Novos serviços digitais permitem recurso online de multas de trânsito em rodovias estaduais

Agora é possível dar entrada pela Internet em pedidos de defesa e recurso de infrações de trânsito cometidas em rodovias estaduais. Foto: Mauricio Vieira / Arquivo / Secom

O Centro de Informática de Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) desenvolveu mais três serviços digitais para facilitar a vida dos cidadãos.  Desta vez, os serviços foram digitalizados, a pedido da SIE – Secretaria de Infraestrutura, para facilitar a interposição de recursos de multas de trânsito auferidas em rodovias estaduais.

Por meio do portal de serviços, gerenciado pela secretaria de Estado da Administração, o cidadão poderá solicitar todas as etapas dos recursos, evitando deslocamentos desnecessários aos órgãos competentes. Pela internet, depois de acessar os formulários e anexar de forma online os documentos solicitados é possível solicitar: a defesa prévia de autuação de trânsito (impetrada após o recebimento da notificação da multa), o recurso à Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações), caso a defesa prévia seja negada, além do recurso ao Cetran- Conselho Regional de Trânsito, em caso de indeferimento da Jari.

Para Thiago Vieira, secretário de Estado da Infraestrutura, “o uso de tecnologia é mais um avanço na gestão do Governo catarinense, contribuindo com mais eficiência e agilidade aos serviços públicos”.

Até então, para solicitar esses serviços era necessário comparecer na sede da SIE ou em uma de suas coordenadorias regionais com a documentação necessária, preencher um formulário impresso e aguardar a análise e julgamento dos recursos interpostos.

Para solicitar os serviços, basta acessar www.sc.gov.br/servicos e realizar login com a conta de acesso único na plataforma gov.br.

O detalhamento dos serviços e dos documentos necessários para cada um deles podem ser encontrados acessando os links: