Iniciativa da SED em parceria com o CIASC conquista Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública de SC

Foto: Reprodução / Youtube

A ferramenta “Educação na Palma da Mão”, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (SED) em conjunto com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) foi a vencedora geral da 3ª Edição do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina e conquistou o primeiro lugar na modalidade “Gestão da Educação Pública”. A iniciativa foi inscrita pela SED para concorrer à premiação.

A modalidade “Gestão da Educação Pública” engloba práticas de transparência com cidadania que aprimoram a qualidade da gestão em unidades escolares, no sistema educacional ou em serviços públicos para a educação. A cerimônia de premiação, que teve como tema: “Transparência com Cidadania”, foi realizada de forma on-line nesta quinta-feira, 20, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

O prêmio é uma iniciativa do Departamento de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG) e busca reconhecer e premiar práticas inovadoras de gestão pública. O concurso premiou iniciativas municipais, estaduais e federais, incluindo também as modalidades de Gestão da Saúde Pública e Gestão de Obras e Serviços Urbanos.


Conheça o “Educação na Palma da Mão”

O “Educação na Palma da Mão” foi desenvolvido em 2019 pela SED, em parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC). A iniciativa inclui vários painéis que tornam as informações sobre a educação catarinense mais dinâmicas, detalhadas e transparentes, agrupando uma grande quantidade de dados para consulta personalizada a partir dos filtros.

O início do sistema foi marcado pela criação de um painel para acompanhamento mensal do total de matrículas, turmas e escolas da Educação Básica da rede estadual de ensino, possibilitando a visualização dos dados por regional, município, escola e turno. Também reserva um espaço para as informações por série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, bem como para os Programas e Projetos existentes nas escolas estaduais.

O sistema foi ampliado nos anos seguintes a partir da inclusão de mais painéis com dados sobre a educação em Santa Catarina. A ferramenta inclui, por exemplo, dados sobre indicadores nacionais de qualidade, investimentos em bolsas para cursos de graduação e pós-graduação, resultados da avaliação institucional e taxas de aprovação, reprovação e abandono das unidades escolares.