IGP e CIASC criam serviço de 2ª Via Rápida de Documento de Identidade

Ferramenta desenvolvida pelo CIASC está sendo implementada em todas as unidades do IGP no estado

Agora parte da população de Santa Catarina pode solicitar a emissão de uma nova carteira de identidade (RG) sem precisar ir presencialmente até o Instituto Geral de Perícia (IGP). Com o sistema de 2ª Via Rápida, desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) com orientações técnicas do IGP, é possível acessar o site do órgão pericial e realizar todo o processo de solicitação online, indo à uma unidade do IGP apenas para buscar sua nova carteira de identidade quando ela estiver pronto.

Por questões de segurança, a retirada da 2ª Via Rápida neste momento será feita apenas nas unidades do IGP pelo Estado, pois há necessidade do confronto biométrico (impressão digital) da pessoa que vai retirar o documento (que obrigatoriamente será a mesma cujos dados estejam no RG a ser retirado). Porém, a solicitação desta via poderá ocorrer remotamente acessando o site do IGP a partir de qualquer cidade. O próprio sistema informa se a pessoa fazendo a requisição online pode ou não solicitar a 2ª via rápida, estas definições são internas e visam dar segurança ao procedimento. Carteiras de Identidade mais antigas, por exemplo, não poderão ser reimpressas, e o sistema vai direcionar o usuário para o agendamento e atendimento presencial. Caso haja alguma necessidade de alteração cadastral o cidadão também deverá agendar atendimento presencial.

Ao usar a 2ª Via Rápida, o cidadão preenche seus dados e emite uma guia Dare, para pagamento da taxa de emissão da carteira de identidade. O comprovante do pagamento da Dare é enviado pela ferramenta da 2ª Via Rápida e é criado um número de protocolo para a emissão da nova via do RG. Depois disso a ferramenta vai realizar uma série de processos automatizados para então imprimir o documento. O sistema informa ao usuário o prazo em que a carteira de identidade dele estará pronta e, a partir desse prazo, ele pode ir até a unidade do IGP escolhida para retirar o documento.

A implementação da 2ª Via Rápida foi tratada como um projeto prioritário pelo IGP e pelo CIASC durante a pandemia, já que ele permite reduzir o número necessário de atendimentos presenciais, diminuindo a circulação de pessoas nas ruas. Segundo o coordenador de soluções de segurança pública do CIASC, Francisco Hillesheim, “Essa é uma ferramenta muito importante para evitar aglomerações nas unidades do IGP, garantindo a segurança das pessoas, além de ser uma solução muito prática para quem precisa fazer a 2ª via da identidade”.  As duas instituições seguem trabalhando na criação de mais soluções como essa, que ajudam a evitar aglomerações, para garantir que a população catarinense possa ser atendida de forma segura, evitando a propagação da COVID-19. É importante ressaltar que a recomendação ainda é de evitar sair de casa, portanto a emissão da 2ª Via da carteira de identidade é recomendada apenas para casos de real necessidade.