Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Escolas estaduais usam sistema...

Escolas estaduais usam sistema do CIASC para sorteio de vagas

Normalmente realizada presencialmente, a ação foi online este ano para evitar aglomerações

A Secretaria de Estado da Educação (SED) e o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) trabalharam juntos para informatizar o sorteio de vagas para as escolas estaduais em 2021. O sorteio passou a ser feito eletronicamente,  e as 30 unidades de ensino que possuem maior demanda em relação ao número total de vagas, tiveram suas vagas sorteadas hoje, 28/01, às 10h. Os colégios estão localizados nas cidades de Biguaçu, Concórdia, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Ituporanga, Joinville, Palhoça, São Bento do Sul, Timbó e Tubarão, e o resultado do sorteio pode ser conferido aqui.

Até o ano passado o sorteio vinha sendo realizado presencialmente, mas por conta da pandemia da covid-19 a equipe da SED buscou alternativas para evitar aglomerações e diminuir a necessidade de contato entre pessoas. O CIASC, que já vem trabalhando com a SED ao longo dos anos na digitalização de processos e serviços, ficou responsável pelo desenvolvimento das ferramentas necessárias para o sorteio online. Para os casos em que o responsável pelo aluno não tivesse acesso à internet para inscrevê-lo para o sorteio, todas as escolas contaram com um posto de matrícula, onde era possível usar um computador da unidade para fazer a inscrição.

A etapa de confirmação da matrícula ainda precisa ser feita presencialmente por um dos  responsáveis pelo estudante sorteado, nos dias 29/01 e 01/02, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Para evitar aglomerações, a escola estará agendando previamente o atendimento, por turmas e/ou faixas de horários. A higienização do local vai ser intensificada nesses dias de confirmação da matrícula. Para a confirmação da matrícula o responsável pelo aluno deve levar os documentos abaixo, de acordo com o ano/série de matrícula:

  1. Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento;
  2. Cópia da Carteira de Identidade e/ou CPF;
  3. Cópia do Comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável. Caso não possua o documento em nome de um dos pais ou responsável, deve-se providenciar uma declaração do dono do imóvel juntamente com a cópia da carteira de identidade do proprietário. Serão aceitos como comprovantes de residência: Água, Luz, Condomínio, Telefone, Contrato de locação.
  4. Cópia da Carteira de vacina e número do SUS;
  5. Ficha de Matrícula Assinada (formulário do site: www.matriculaonline.sed.sc.gov.br);
  6. Atestado de frequência e/ou boletim atual;
  7. Cópia dos históricos escolares carimbados e assinados (Todas as séries anteriores).

Para mais informações sobre as matrículas de estudantes para as escolas da rede estadual, consulte o guia no site da SED.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo