5. Epagri em parceria com...

Epagri em parceria com o CIASC lança o aplicativo Infoagro

O Governo de Santa Catarina, por meio da Epagri e do CIASC, lança nesta sexta-feira, 29 de março, em Florianópolis, o aplicativo InfoAgro para smartphones e tablets. O produto coloca na palma da mão de agricultores, tomadores de decisão, jornalistas e cidadãos, informações estratégicas sobre o agronegócio catarinense.

A plataforma é uma revolução na forma de acessar números que antes estavam organizados em planilhas, tabelas, textos e outros documentos de diversas fontes de instituições estaduais e federais. A solução, desenvolvida pelo CIASC, foi projetada em conjunto com o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa), com aporte financeiro da Secretaria da Agricultura e da Pesca (SAR).

O Aplicativo é um dos canais de disponibilização do Sistema Integrado de Informações Agropecuárias de Santa Catarina. Ele reúne informações atualizadas por regiões e municípios quanto ao desempenho da agropecuária catarinense, consolidando dados de produção vegetal, leiteira e abate animal, importações e exportações do setor agropecuário, além de apresentar as ações em políticas públicas e o Valor Bruto de Produção (VBP).

Os dados de preços de produtos são atualizados mensalmente. Em cada aba, é possível se acessar informações detalhadas, ilustradas por gráficos que permitem, entre outras, a visualização da evolução no tempo e comparações de valores.

Para desenvolver o novo produto, foi preciso antes integrar as bases de dados de órgãos estaduais como Epagri, Cidasc, Ceasa e Secretaria da Agricultura e da Pesca. Também foram adicionados dados de fontes externas, como os de crédito fundiário, gerados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Tudo é reunido na plataforma BoaVista, tecnologia Big Data desenvolvida pelo CIASC, que disponibiliza de forma inteligente e rápida grandes volumes de dados.

A plataforma BoaVista é uma infraestrutura de Big Data que consolida os dados governamentais. É o Data Lake de Santa Catarina.

Com o lançamento do InfoAgro, o CIASC confirma o apoio para que os órgãos de governo estejam alinhados com o programa Governo sem Papel, que prioriza geração de informações digitais em substituição às impressas.

O novo aplicativo adapta para dispositivos móveis as informações disponibilizadas desde o ano passado no Sistema Integrado de Informações da Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina (https://www.infoagro.sc.gov.br).

“O aplicativo é mais uma plataforma de governo para comunicação com o cidadão, que desenvolvemos para dar a maior visibilidade possível aos dados que geramos”, esclarece Reney Dorow, gerente da Epagri/Cepa.

O aplicativo InfoAgro já está disponível para download grátis em celulares Android. Em breve será disponibilizado também para iOS.
Veja mais sobre o BoaVista em https://www.ciasc.sc.gov.br/boa-vista/
Baixe o aplicativo Infoagro em https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sc.ciasc.sar.infoagro