5. Diferente organização de turmas...

Diferente organização de turmas no SISGESC é novidade para o ano letivo de 2022

Com o intuito de otimizar o trabalho de professores e unidades de ensino da rede estadual, a distribuição das turmas no Sistema de Gestão Escolar da Secretaria de Educação, o SISGESC, está sendo feita de maneira diferente neste ano. Até 2021, eram criadas turmas para cada sala no sistema, integradas com o Google Classroom, sem separação de componente curricular. A partir deste ano, cada turma corresponderá a uma disciplina ministrada para uma sala (exemplo: Sala 702 – Geografia), também vinculadas na plataforma Classroom.

Isto representa um aumento significativo no número de turmas criadas e integradas no Google Classroom. No ano de 2021, em todo o estado, foram inseridos cerca de 500 mil turmas, em 2022 este número subiu para cerca de 5 milhões de turmas. Atualmente, todas as turmas criadas no SISGESC já foram criadas e processadas pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), e já estão prontas para operação no Google Classroom.

Esta inovação traz um ambiente exclusivo para cada professor trabalhar seu conteúdo diretamente com a turma, e proporciona aos alunos uma separação entre a comunicação e atividades de cada uma das disciplinas, entregando organização para todos os envolvidos no processo.

Sobre o SISGESC

O SISGESC (Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina) é a ferramenta utilizada pelo estado para gerir e controlar todos os aspectos relativos à educação pública de Santa Catarina. Administrada pela Secretaria de Estado da Educação (SED), é no sistema que estão armazenados todos os dados da rede estadual de educação, como quais são as escolas, os alunos e profissionais que trabalham nelas, o histórico de notas dos estudantes e outras informações importantes.