CIASC trabalha para o governo em abertura de dados sobre casos confirmados de COVID-19

Abertura amplia transparência sobre enfrentamento à pandemia realizado pelo governo estadual – Foto: Ricardo Wolffenbutel/Secom

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) participou, junto do Núcleo Intersetorial de Inteligência de Dados sobre a Covid-19, do trabalho que permitiu a abertura dos dados sobre pacientes que tiveram a confirmação da doença por meio de teste,  ampliando a transparência do Governo do Estado sobre os casos de Covid-19 em Santa Catarina. A preservação da identidade dos infectados está mantida, garantindo a proteção da privacidade de todos, porém desde segunda-feira,18/05, estão disponíveis para pesquisadores, jornalistas e população em geral informações sobre a relação de sintomas, idade do paciente, sexo, tipo de teste, se houve internação, entre outras informações. Esses microdados podem ser acessados no site www.coronavirus.sc.gov.br, na aba de transparência – dados abertos e também no portal de dados abertos do Governo do Estado.

A disponibilização desses dados foi anunciada pelo governador Carlos Moisés que afirmou “Contamos hoje com um banco de casos que congrega informações de vários sistemas de saúde. Nesse banco cada caso foi anonimizado. Para cada caso confirmado, existem muitas variáveis, como idade, sexo, município, se está ativo, recuperado ou veio a óbito, data dos sintomas, comorbidades e tipo de teste que foi realizado. Todas essas informações agora estão disponíveis em formato aberto para todos”.

Esse trabalho foi desenvolvido por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, CIASC, Controladoria Geral do Estado (CGE), Secretaria Executiva de Comunicação e Secretaria de Estado da Administração, em conjunto com o time de voluntários do Social Good Brasil (SGB), seguindo as recomendações da Open Knowledge Foundation – Brasil (OKBR).