Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Ciasc retoma trabalho com...

Ciasc retoma trabalho com a Rede Infoseg

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), foi convidado, nesta quinta-feira (15) para retomar os trabalhos com a Rede Infoseg. Este sistema, administrado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização de todo país, através do emprego da tecnologia da informação e comunicação. “Trata-se da principal rede de segurança do Brasil, e o Ciasc tem a maior satisfação em fazer parte e colaborar com este trabalho”, enfatiza o presidente da instituição, João Rufino de Sales.

O objetivo do Infoseg é a integração das informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, como dados de inquéritos, processos, armas de fogo, veículos, condutores, mandados de prisão, dentre outros. “Os técnicos do Ciasc ficam à disposição para auxiliar na operacionalização do sistema, ajudando a coordenação nacional”, informa Rufino.

A rede disponibiliza informações por meio da internet em âmbito nacional, utilizando um Índice onde é possível acessar informações básicas de indivíduos. O detalhamento dessas informações é acessado, a partir de uma consulta inicial no índice, diretamente nas bases estaduais de origem, mantendo a autonomia dos estados em relação as suas informações detalhadas. A forma de alimentação dos dados na base do índice nacional do sistema é feita por uma solução de atualização em tempo real.

Atualmente estão cadastrados cerca de 100 mil usuários na Rede Infoseg. A plataforma possui consulta aos sistemas de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e Sistema Nacional de Armas (Sinarm). Recentemente, outros sistemas de interesse da Segurança Pública, Justiça e de órgão de fiscalização também foram  integrados, tais como:  Dados de armas do Exército Brasileiro (Sigma), da Receita Federal (CPF e CNPJ), do Superior Tribunal de Justiça e da Justiça Federal (Encla).

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo