CIASC recebe Comitê Estadual de Proteção de Dados para apresentar as estruturas da empresa

Representantes do Comitê Gestor de Proteção de Dados (CGPD) estiveram na sede do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), nesta segunda-feira, dia 27. O CGPD visitou o CIASC para conhecer as instalações da empresa e conversar sobre a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei nº 13.709/2018. 

O presidente Sérgio André Maliceski deu as boas-vindas aos participantes e reforçou a importância de o CIASC, como empresa pública, receber os representantes do Comitê e mostrar sua estrutura. Também destacou que a empresa está bem posicionada e é uma referência fundamental quanto às tratativas da implementação da LGPD no Estado.

Ainda na abertura da visita, o vice-presidente de Tecnologia, Luis Haroldo de Mattos, e o vice-presidente Administrativo e Financeiro, João Mário Martins, comentaram sobre as verticais da empresa e alguns avanços e investimentos do CIASC nas áreas de atuação.

Na sequência, foram realizadas explanações pelo Data Protection Officer, da Assessoria de Proteção de Dados (APD), Marcel Vilmar da Silva; gerente de Inteligência de Dados e Serviços Corporativos, Raphael Tucunduva; gerente de Redes, Flávio Ramos; e gerente de Data Center, Vânio Rodrigues. Entre outros aspectos, tratou-se da visão geral do CIASC quanto à implementação da LGPD, às medidas físicas, técnicas, administrativas e organizacionais, que a empresa tem adotado para garantir a segurança dos dados e tratar os principais riscos, em termos de estrutura e de proteção da LGPD; apresentação da Plataforma BoaVista e soluções de Big Data; serviços de Redes, informações sobre os circuitos e pontos de conexões do CIASC pelo estado de Santa Catarina; investimentos e melhorias nas instalações de Data Center. 

Após, os participantes puderam conhecer as instalações do Data Center do CIASC, e entender melhor o funcionamento do espaço em que estão armazenados dados e informações de diversos órgãos e instituições da administração pública de Santa Catarina. 

Estiveram presentes na visita representando a Secretaria de Estado de Administração (SEA), Tayse Schristine Marian Borges Krause, Victor Martins Maeberg, Gisela de Souza Fonseca; Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Elenise Magnus Hendler; Controladoria-Geral do Estado (CGE), Luciana Bernieri Pereira; e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBMSC), Coronel Rocha.