Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC realiza workshop para...

CIASC realiza workshop para o Observatório do Agronegócio Catarinense

Profissionais do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola – EPAGRI/CEPA participaram de um workshop no Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), nesta terça e quarta-feira, dias 7 e 8, para o desenvolvimento de painéis de inteligência de dados para o projeto “Observatório do Agronegócio Catarinense” que deve ser lançado em dezembro de 2022.

A atividade foi conduzida pelo analista de Dados do CIASC, James Rosa, profissional da Gerência de Inteligência de Dados e Serviços Corporativos (GEISC). No primeiro dia, a capacitação foi voltada à Plataforma BoaVista, a infraestrutura de Big Data do CIASC. Já no segundo, o objetivo principal estava direcionado aos recursos de business intelligence do Power BI.

“O foco do workshop foi apresentar algumas funcionalidades introdutórias das ferramentas BoaVista e Power BI, despertar o interesse e motivar a utilização dessas ferramentas no trabalho dos especialistas do Epagri/Cepa para a construção do Observatório do Agronegócio Catarinense”, explicou Dante Michels de Mattos, gestor de projetos do CIASC. O profissional também ressaltou o interesse e envolvimento dos participantes nos assuntos abordados que, segundo ele, contribuem para a evolução do conhecimento e aprendizado de todos.

A partir da iniciativa, dez participantes do EPAGRI/CEPA receberam treinamento para montarem painéis de Power BI com dados do BoaVista. São agrônomos, economistas, médicos veterinários, biólogos e estatísticos capacitados na infraestrutura e no ecossistema da tecnologia de big data que será a base para o projeto do Observatório. 

O Observatório do Agronegócio Catarinense é uma iniciativa do EPAGRI/CEPA com o apoio da Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, desenvolvido com a tecnologia e infraestrutura do CIASC – BoaVista. 

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo