Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC oferece capacitação no...

CIASC oferece capacitação no BoaVista

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) contribui ativamente há anos para que as disciplinas que compõem a Ciência de Dados sejam consolidadas e a cultura de utilização de dados se fortaleça na Gestão Pública Catarinense. Desde 2017, os profissionais da empresa têm ministrado treinamentos para as diversas Secretarias do Executivo estadual.

Na última semana, profissionais do CIASC ministraram um treinamento para integrantes da Diretoria do Tesouro Estadual (DITE) e da Diretoria de Planejamento Orçamentário (DIOR). A atividade aconteceu na segunda-feira, dia 12, e na quarta-feira, dia 14, e foi realizada para dez pessoas.

A capacitação teve o objetivo de apresentar a Plataforma BoaVista, estrutura de Big Data do CIASC, destacar como o BoaVista pode auxiliar na melhoria dos trabalhos dos profissionais, realizar treinamento básico de consulta a dados, realizar treinamento básico na ferramenta de visualização de dados. Após a participação no curso, os profissionais apresentam maior autonomia para a realização de suas funções, uma vez que ganham acesso a informações e adquirem a capacidade de realizar análises, explorações e elaborar apresentações dinâmicas dos dados e informações disponíveis na Plataforma Boavista.

Conforme comentou o profissional da Gerência de Inteligência de Dados e Serviços Corporativos (GEISC), James Rosa, “durante o treinamento foram identificadas oportunidades de geração de novos produtos em dados, com o objetivo de padronizar e otimizar processos e melhorar a produtividade no trabalho diário”.

Com a automatização de alguns processos que a plataforma BoaVista viabiliza, os profissionais podem investir mais tempo na análise e desenvolvimento de soluções mais sofisticadas em suas áreas de atuação, para ajudar na solução de problemas mais complexos e melhorar a eficiência e eficácia de suas atividades.

As atividades de formação incluem introdução dos participantes nas habilidades iniciais para realizar exploração de conjuntos de dados, o fortalecimento da cultura de utilização de dados como ferramenta de tomada de decisões, bem como capacitação para a elaboração de análises e de painéis de visualização de dados, entre outros aspectos. São iniciativas que contam com as capacidades tecnológicas da plataforma BoaVista e que reforçam o trabalho realizado pelo CIASC para que uma cultura de gestão baseada em dados se fortaleça no Serviço Público Catarinense.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo