Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC investe em ambiente...

CIASC investe em ambiente de visualização de dados para a gestão da pandemia em Santa Catarina

Plataforma de inteligência de dados é um desenvolvimento do CIASC, com a tecnologia da GeneXus

O ambiente para a gestão da crise da pandemia do Coronavírus que está sendo utilizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina foi um desenvolvimento do CIASC (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina), tendo a tecnologia low-code GeneXus na construção do ambiente de distribuição dos painéis de visualização, nomeado BoaVista Gestão.

O desenvolvimento do BoaVista Gestão foi acelerado em decorrência da crise do Coronavírus, sendo finalizado após 15 dias.

Todos os dados de Santa Catarina referentes à pandemia são visualizados nesta ferramenta, que apresenta desde os números de casos confirmados, de recuperados e de óbitos, até as informações mais operacionais, como profissionais em atividade ou afastados em função do vírus.

A transparência dessas informações possibilitou uma organização de escala mais estratégica na gestão pública, por exemplo.

Atualmente, todos os agentes públicos que estão envolvidos na contenção do Coronavírus em Santa Catarina têm acesso à plataforma, entre eles o governador do Estado e seu secretário de Saúde.

“Temos um recurso de gestão de perfil de usuário que funciona como um filtro, permitindo que o dado seja entregue apenas para o responsável e, ou, interessado por essa informação em questão”, explicou Jefferson Velasco, integrante da equipe de inteligência do CIASC.

Ainda de acordo com Velasco, a utilização do BoaVista Gestão permitiu concentrar os esforços em atividades imprescindíveis para saúde das pessoas devido à atualização dos dados em tempo real, que possibilita a tomada de decisões estratégicas. Tanto o Governo quanto a população acompanham as informações do Coronavírus no Estado pela ferramenta, ambos contemplados com eficiência.

“Diariamente é publicado um boletim de atualização da pandemia em Santa Catarina a partir das informações da plataforma. Sem a tecnologia de GeneXus não seria possível entregá-las, ainda mais com a velocidade e a qualidade necessária nesta situação. Para a população do Estado, esse desenvolvimento na tecnologia low-code é o principal veículo transmissor de dados, responsável pela democratização e distribuição dessas informações”, Sandro Vianna, integrante da equipe de desenvolvimento do CIASC.

Segundo Ricardo Recchi, country manager da GeneXus, a importância desse projeto vai além da automação de processos.

“Com o BoaVista Gestão foi possível superar os impactos operacionais, atingindo as questões humanas. A tecnologia está trabalhando como um condutor para o controle de uma crise de saúde pública que ameaça vidas”, afirmou Ricardo Recchi.

A utilização da ferramenta vai além do ambiente de gestão da pandemia do Coronavírus no Estado de Santa Catarina porque é escalável e flexível com possibilidade de aplicação para vários contextos de negócios diferentes. Segundo Vianna do CIASC, agora, a meta é evoluir a BoaVista Gestão num hub de inteligência de dados, expandindo esse conceito e suas possibilidades de uso.

 

 

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo