Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Ciasc evolui sistema de...

Ciasc evolui sistema de matrícula on-line para a Secretaria da Educação de Santa Catarina 

A ferramenta leva comodidade aos cidadãos na realização da matrícula dos alunos da rede estadual de ensino 

Janeiro de 2020 – Em Santa Catarina, não é mais necessário enfrentar filas, fazer acampamento na frente das escolas e tampouco perder um compromisso importante para fazer a matrícula dos alunos que pretendem ingressar na rede estadual de ensino.

Agora, o processo de matrícula é realizado de forma on-line, graças ao desenvolvimento do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), que inseriu a nova funcionalidade no portal Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc).

Para este desenvolvimento, o Ciasc utilizou a tecnologia low-code GeneXus, ferramenta que utiliza Inteligência Artificial para automatizar linguagens de programação tradicionais, o que agilizou a criação do recurso matrícula on-line. “Optamos por utilizar o GeneXus pela rapidez proporcionada no desenvolvimento, bem como pela experiência da equipe do Ciasc com a ferramenta”, comenta Moema Luz Cargnin, coordenadora do departamento de soluções para educação da Ciasc. 

O sistema, que entrou em operação no início de novembro de 2019, registrou, na fase de sorteio, 4.062 inscrições. Na segunda etapa, de um total de 230.779 vagas oferecidas, foram realizadas 62.842 matrículas. Cerca de 27% do total. Os restantes das vagas voltaram para disputa na próxima fase, que ocorrerá no final de janeiro de 2020.

“Percebe-se que uma média de 40% das matrículas ainda foram feitas com a presença dos pais na escola. A perspectiva é que esse número seja reduzido nos próximos anos até no máximo 15%, uma vez que quase 80% dos responsáveis que realizaram a matrícula através do sistema tem acesso à internet”, finaliza Moema. 

 

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo