CIASC entrega novas funcionalidades para Delegacia Virtual

A partir do último dia 24/03, a Delegacia Virtual da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina ganhou uma nova aparência. Ela foi remodelada para atender melhor a população, facilitando o preenchimento dos Boletins de Ocorrência por meio de uma nova experiência visual para os usuários. A aplicação foi desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), conforme alinhamentos com a Polícia Civil, e traz melhorias em comparação com a versão anterior, principalmente no que diz respeito à usabilidade.

Entre as vantagens da nova versão, pode-se destacar a responsividade, ou seja, a capacidade da interface gráfica de se adaptar a qualquer tamanho de tela, incluindo celulares, tablets, notebooks, computadores de mesa, assim como aos totens da Polícia Civil que ficarão em locais estratégicos para registros de Boletins de Ocorrência. “A experiência de usuário foi um aspecto em que se deu especial atenção, tendo resultado em um design mais leve e com elementos que facilitam a utilização da solução pela população”, destaca o gestor de produtos de segurança pública do CIASC, Daniel San Martin. 

No quesito segurança, a nova Delegacia Virtual, além de preservar os padrões de segurança da anteriores, como dados trafegando criptografados e o uso de boas práticas de desenvolvimento que dificultam o uso indevido da aplicação por parte de hackers, teve melhorias no monitoramento da aplicação, dos dados e dos acessos.

A nova interface passou por uma série de testes internos, pelo time de Soluções de Segurança Pública do CIASC, e pela homologação de agentes experientes da Polícia Civil por mais de três meses.

A Delegacia Virtual surgiu pela necessidade de criar uma solução que reduzisse a ida do cidadão às delegacias para fazer Boletins de Ocorrência, especialmente, nos casos de baixa complexidade, oferecendo praticidade tanto para os cidadãos quanto para a Polícia Civil.