Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC entrega ao IGP...

CIASC entrega ao IGP a nova versão da Carteira de Identidade

Desde a segunda-feira, 14 de outubro, a nova carteira de identidade está sendo emitida no Estado. A nova versão do documento foi entregue pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC) ao Instituto Geral de Perícias (IGP) após uma série de adaptações para atender ao padrão exigido pelo decreto federal 9.278, de 2018. Santa Catarina é um dos nove Estados no país que passam a emitir o documento cumprindo as novas exigências.

Entre as mudanças do novo RG estão a possibilidade de inserir números de outros documentos de identificação como: CNH, Título de Eleitor, PIS/Pasep, carteira de reservista e carteiras funcionais. Além de também ser possível informar na nova ID o tipo sanguíneo e a especificação de maior de 60 anos. Para todas as possibilidades de inserção de novas informações é preciso apresentar os documentos originais. A grande novidade do novo RG é a inclusão do nome social, sendo necessário requerimento junto ao IGP.

Para emissão do novo documento os cidadãos catarinenses devem agendar o atendimento pelo site do IGP. A taxa para a 2a Via não foi alterada (R$ 37,55). Entretanto, apesar do lançamento da nova ID, o documento antigo continua válido, sem a necessidade de renovação urgente.

Segundo Francisco Hillesheim, da Coordenadoria Soluções para Segurança Pública do CIASC, o grande desafio da empresa é integrar essas informações de forma eficiente com todas as soluções já existentes da Segurança Pública. Além disso, o grande diferencial tecnológico da nova Carteira é o uso do código de segurança em QR Code que auxiliará na redução de fraudes e falsificações.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo