CIASC e EPAGRI fecham parceria de pesquisa e inovação

Duas estatais do Governo do Estado assinaram um acordo de parceria para o desenvolvimento de pesquisas e inovações que possam atender Santa Catarina. Uma delas é o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), responsável por desenvolver e prover serviços de tecnologia da informação para a administração pública, e a outra é Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que dá suporte para a agricultura familiar do estado.

O acordo, que vinha sendo estudado pelas empresas públicas há algum tempo, foi oficializado no final de abril, com assinatura do presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, e do presidente do CIASC, Sérgio André Maliceski. O termo prevê a criação de um Laboratório de Tecnologias de Informação e Gestão para Agricultura para desenvolvimento da pesquisa.

Maliceski afirma que a parceria vai ajudar na implementação da transformação digital na produção agrícola do estado. “Temos trabalhado junto da EPAGRI por conta de uma série de serviços que prestamos para a SAR (Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural), como fornecedores de tecnologia da Secretaria. A troca de expertise tem sido excelente e essa parceria pode nos ajudar a acelerar a transformação digital nessa área que é essencial para a economia catarinense”. Já Edilene defende que toda evolução é bem-vinda no meio rural catarinense. “Nossos agricultores familiares estão sempre dispostos a adotar ferramentas voltadas a aumentar a rentabilidade da propriedade com garantia de sustentabilidade”. Ela lembra que o trabalho de capacitação com jovens rurais, que a Epagri desenvolve há quase uma década, tornou esse público especialmente receptivo a inovações tecnológicas que possam colaborar na gestão da propriedade.

 

Aproximação pelo InfoAgro

CIASC e EPAGRI desenvolveram juntos o InfoAgro (https://www.infoagro.sc.gov.br/), o Sistema Integrado de Informações Agropecuárias da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina. O sistema é um ambiente de dados dentro da Plataforma BoaVista, a ferramenta de Big Data do CIASC. Sua função é atender tanto o produtor rural, funcionando como um portal com informações atualizadas sobre os setores agrícola e pecuário do estado, quanto o Governo do Estado, que tem nele um banco de dados do agronegócio catarinense para nortear o planejamento e a execução de políticas públicas, programas e ações voltados para o setor rural.

A ferramenta, lançada no início de 2018, passou por diversos aprimoramentos ao longo dos últimos três anos. Durante esse período, servidores das duas empresas públicas têm estado em contato constante, trocando conhecimento e pensando em novas soluções. A parceria firmada agora tem validade de cinco anos e no futuro pode ser ampliada por termo aditivo ou renovada em um novo acordo.