Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC desenvolve solução para...

CIASC desenvolve solução para análise multinível de dados

A equipe de inteligência de dados do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) foi responsável por criar, durante a pandemia, uma solução que permite a realização de gestão e análise multinível de dados. A novidade foi criada utilizando a Plataforma BoaVista, uma ferramenta de Big Data que também é um produto do CIASC. A tecnologia, que foi usada para analisar dados de síndrome gripal em Santa Catarina, também pode ser aplicada para a análise multinível de diversos outros contextos, no próprio campo da saúde ou em qualquer outra área.

A solução para análise multinível criada pela estatal catarinense utiliza os dados coletados no nível micro, coletados diretamente em campo, junto à população, para inferir comportamentos no nível macro, como a taxa de incidência de síndrome gripal nas diferentes regiões do estado. Neste caso da síndrome gripal, o nível micro corresponde à coleta de informações através de entrevistas feitas pelos agentes comunitários do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses profissionais, que visitam as pessoas atendidas pelo Centro de Saúde local (posto de saúde) seguindo a amostragem definida pelo planejamento de atenção básica em saúde, preenchem um formulário com as respostas dos entrevistados para uma série de perguntas. As questões são orientadas para identificar eventos e sintomas que indiquem um episódio de síndrome gripal, e as respostas são preenchidas em um dispositivo eletrônico que envia essas informações para a Plataforma BoaVista.

Como a síndrome gripal é um quadro amplo, que pode ser manifestado também por pessoas com covid-19, o uso dessa análise serviu de suporte ao acompanhamento da pandemia em Santa Catarina. Combinado com o uso dos painéis de visualização, que a equipe do CIASC também entrega para a administração pública, o uso desse tipo de tecnologia oferece suporte a situações em que servidores precisam entender a realidade para planejar, executar e monitorar políticas públicas.  

Para visualizar o painel, acesse www.coronavirus.sc.gov.br, e no menu suspenso escolha as opções: transparência / painéis / taxa de síndrome gripal.

 

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo