Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC desenvolve serviço digital...

CIASC desenvolve serviço digital para otimizar processo de notificação de afastamento do trabalho de Profissionais da Saúde no contexto da COVID-19

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) desenvolveu mais um serviço digital para o portal de serviços do governo do estado, administrado pela Secretaria de Estado da Administração (SEA). Desta vez o serviço é uma solicitação da Coordenação Estadual de Segurança do Paciente (CESP), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a fim de otimizar o procedimento de notificações de casos de afastamento do trabalho de profissionais da saúde no contexto da COVID19, segundo o estabelecido em Portaria GAB SES nº 253, de 20 de abril de 2020. 

Essas notificações vêm sendo realizadas, desde o início da pandemia, pelos estabelecimentos de assistência à saúde (EAS) do Estado de Santa Catarina à SES, buscando contribuir na construção de ações estratégicas de contingenciamento da COVID-19 no Estado, garantindo a segurança dos pacientes e dos profissionais da saúde. 

A CESP/ SUV/ SES SC, responsável pelos dados desse monitoramento, iniciou a coleta das informações por meio de um formulário eletrônico próprio e independente dos serviços digitais oferecidos pelo CIASC e SEA. Mas com o aumento do número de notificações a gerenciar houve a necessidade de se buscar uma alternativa viável e segura para otimização do processo, sendo apresentado o BoaVista, uma plataforma de inteligência de dados do governo do estado, desenvolvida e mantida pelo CIASC.

Agora, no portal de serviços, os dados enviados via formulário vão diretamente para o BoaVista, eliminando diversas etapas do processo. As notificações são coletadas e reunidas em painéis para que a equipe da SES acompanhe a evolução dos números dos casos de afastamentos do trabalho no contexto da COVID-19 e com isso, tome decisões baseadas em dados.

Para solicitar o serviço, o estabelecimento deve entrar no portal de serviços do governo e indicar: o número do seu Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) (ativo), alguns dados dos responsáveis pelo envio dos dados, bem como possuir cadastro na plataforma de login único do governo federal, o GOV.BR.

A notificação deve ser solicitada diariamente, com o número total de afastamentos ocorrido no mesmo dia, ou sempre que existirem novos afastamentos do trabalho de profissionais da saúde  no contexto da COVID-19.

O serviço está disponível através do link: https://www.sc.gov.br/servicos/detalhe/notificar-afastamento-do-trabalho-de-profissionais-da-saude-por-covid-19

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo