Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC cria serviço de...

CIASC cria serviço de fornecimento de wi-fi que aumenta segurança do serviço público

Um novo tipo de fornecimento de wi-fi, com uma série de melhorias em relação ao padrão de mercado , está sendo apresentado para os gestores de tecnologia da administração pública em Santa Catarina. O serviço foi criado pela estatal de tecnologia do Governo do Estado, CIASC (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina), e além dos órgãos do Executivo Estadual também está disponível para  instituições públicas dos outros poderes (Legislativo e Judiciário) e das outras esferas (Municipal e Federal) que também estejam presentes em SC.

Entre os pontos que a tecnologia wi-fi do CIASC é superior estão a segurança, a praticidade do gerenciamento, e a estabilidade das redes de wi-fi usadas pelo poder público. O Gerente de Redes do CIASC, Flávio Ramos, explica que “com essa nova solução para wi-fi, a estrutura das redes passa a um nível superior. Existem órgãos que contam com várias marcas e modelos de equipamentos o que inviabiliza o gerenciamento centralizado e isso nos dificulta ou até impossibilita garantir a segurança dessas redes por onde trafegam dados importantes para Santa Catarina”.  

Um dos exemplos do aumento da segurança contra interferências na rede é a possibilidade de monitoramento dos roteadores de wi-fi. Caso alguém tente  alterar a configuração destes equipamentos manualmente, o sistema centralizado bloqueia essas alterações. Enquanto isso, se essa mesma alteração fosse feita em um sistema de wi-fi tradicional, seria muito difícil de ser detectada, já que muitas vezes a própria empresa responsável pelo fornecimento de Wi-Fi não tem conhecimento da existência destes equipamentos.

A administração destas redes fica a cargo do próprio CIASC, desde a compra dos equipamentos até a instalação e a gestão, o que tornaria a operação mais prática, exigindo menos trabalho do órgão público. O sistema também conta com a “distribuição de carga” entre equipamentos de uma mesma área, evitando que alguns fiquem sobrecarregados enquanto outros fiquem ociosos. A estatal aponta seis diferenciais principais na nova solução:

  • Segurança unificada
  • Redes segregadas
  • Uniformidade de acesso
  • Equipamentos de nível corporativo
  • Serviço de gerenciamento
  • Serviço de suporte         

Se você atua no serviço público de Santa Catarina e quer saber mais sobre essa tecnologia que está começando a ser adotada por instituições públicas do estado para aumentar a segurança e reduzir o tempo gasto com a manutenção de sua internet Wi-Fi, entre em contato com o CIASC através deste e-mail: gecom@ciasc.sc.gov.br.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo