Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC contribui em diferentes...

CIASC contribui em diferentes frentes para subida de Santa Catarina no ranking de transparência no combate ao Coronavírus.

Santa Catarina subiu 10 posições no ranking da OKBR – Open Knowledge Brasil, que classifica os estados em termos de transparência em dados relativos às ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) apoia o governo do estado no enfrentamento ao coronavírus em diferentes frentes de atuação, com tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados. A primeira delas é o fornecimento da Plataforma BoaVista, a plataforma digital de inteligência de dados desenvolvida pelo CIASC. Além de toda infraestrutura tecnológica de Big Data, composta por unidades computacionais de alta performance e softwares otimizados,  analistas do CIASC também têm trabalhado na engenharia e arquitetura de dados rastreáveis, o que auxilia na prestação de contas relativa ao enfrentamento da pandemia. 

Em uma segunda frente profissionais do CIASC também participam do grupo de trabalho multissetorial do governo.  Esse grupo reúne profissionais que têm diferentes especializações necessárias a esse trabalho de geração de inteligência, como manipulação de dados, padronização de painéis e análises, estatísticas e políticas de vigilância epidemiológica. O CIASC coloca à disposição analistas, engenheiros de dados e especialistas em modelagem matemática e estatística, todos proficientes na tecnologia de Big Data que faz parte da plataforma BoaVista.

Dentre as ações do CIASC no grupo multisetorial do governo, destacam-se a alimentação de dados relativos à pandemia na plataforma BoaVista e a criação de painéis. A plataforma BoaVista tem sido atualizada com dados que são coletados em diferentes fontes e sistemas. Esses dados estavam dispersos e não era possível até então correlacioná-los e qualificá-los para o fornecimento de informações estratégicas. Já a criação dos painéis de visualização de dados consolida as informações mais relevantes para oferecer transparência e contribuir na comunicação dos dados. O painel é atualizado em tempo real e fornece as informações oficiais ao governo do estado e foi adaptado para ser disponibilizado também ao cidadão.

Destaque aos analistas do CIASC que estão trabalhando ativamente na modelagem epidemiológica, com base no modelo da Imperial College de Londres. Eles auxiliam na calibragem do modelo epidemiológico, através de dados que vem da plataforma BoaVista, para que ele reflita o comportamento da pandemia no Estado de Santa Catarina. Com o trabalho dos analistas do CIASC em conjunto à entidades como a Data Science Brigade e a Social Good Brasil para realizar a modelagem e as análises, é possível fornecer ao núcleo executivo do governo informações precisas para a tomada de decisões relativas ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. 

Essa modelagem trabalha com três cenários, do mais atenuado ao mais grave, que geram uma janela de possíveis eventos que permitem saber, por exemplo, o volume de casos de internação em UTI e variáveis de óbito para cada cenário dependendo das medidas de contenção tomadas. Assim o Governo consegue liberar ou  restringir as atividades de determinados setores econômicos baseado nas projeções oferecidas pela modelagem.

 

Transparência de dados: 

Santa Catarina subiu 10 posições no ranking da OKBR – Open Knowledge Brasil, que classifica os estados em termos de transparência em dados relativos às ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, passando da 18 posição para a oitava. Esse ranking é atualizado quinzenalmente, onde se verifica se os estados estão  cumprindo os índices de transparência estabelecidos no modelo da OKBR. A escalada no ranking coincide com o início da participação do CIASC no grupo multisetorial.
A disponibilização dos painéis com dados do BoaVista para a população foi fundamental para a subida no ranking, que pode ser acessado através do link
https://transparenciacovid19.ok.org.br/index.html#ranking

Em paralelo a essas ações, o time da coordenadoria de soluções de fazenda do CIASC, desenvolveu uma nova ferramenta no portal da Transparência do Estado que mostra todos os gastos do governo no enfrentamento da pandemia.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo