Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC conclui instalação de...

CIASC conclui instalação de novos circuitos de rede de alta velocidade em órgãos públicos com agilidade

A equipe do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), empresa pública responsável por serviços de tecnologia para a administração pública catarinense, concluiu a instalação de 1605 circuitos de rede de alta velocidade em diferentes entidades da administração direta e indireta do Governo, como a Secretaria de Estado da Educação (SED), Polícia Civil, Detran, Epagri e Cidasc. 

“Esta é uma grande conquista para o CIASC. Estamos entregando todos esses circuitos em 15 meses, um tempo bastante ágil. Desta maneira, contribuímos mais uma vez com a administração pública e o cidadão catarinense, tudo isso tendo a segurança como preocupação principal”, destaca Flávio Ramos, gerente de redes do CIASC.

Esses circuitos fazem parte do pacote nomeado pelo CIASC de GovLink, que inclui diversos serviços de rede voltados para a Administração Pública. Essa ação faz parte da segunda fase do planejamento do CIASC para instalação de circuitos do GovLink, que já forneceu cerca de 900 novos circuitos durante o ano de 2021

A Gerente de Tecnologia da Informação da SED, Camila Galvani, destaca os benefícios que a solução traz para a secretaria. “O GovLink abriu possibilidade da ampliação do sinal de internet nas escolas da rede estadual, que estão nos mais diversos locais do estado. A maioria das secretarias escolares só pôde receber sinal de internet de qualidade após a implementação da solução”, relata.

Os circuitos têm capacidade de conexão que começa em 10 Mbps e podem chegar até 10 Gbps (conforme demanda), e uma das principais diferenças, em comparação com os serviços de rede “convencionais”, é a garantia quase total de entrega de velocidade e conexão constante. Além das conexões a Internet e à intranet do Governo do Estado, o pacote GovLink também inclui os seguintes serviços:

  • Firewall corporativo para proteção dos dados e dos equipamentos ligados à rede do órgão
  • Plataforma de monitoramento que permite que o CIASC e o próprio cliente acompanhem como está o funcionamento de toda a rede
  • Suporte técnico 24 horas por dia e 7 dias por semana
  • Fornecimento de equipamento switch para os circuitos

Sobre o grande número de novos circuitos de rede instalados pelo CIASC desde a criação do GovLink, Flávio Ramos comenta: “O GovLink, além de fornecer uma garantia de velocidade e estabilidade diferenciadas, também permite gestores deixem de se preocupar constantemente com o gerenciamento dessas redes”. 

Além dos serviços citados, o CIASC também oferece serviços de rede virtual privada (VPN), serviços de Wi-Fi gerenciado e conexão via satélite, além de projetos específicos, conforme demanda.  

 

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo