5. CIASC chega aos 46...

CIASC chega aos 46 anos ampliando acesso do serviço público à tecnologia

O CIASC completa hoje, 13/08, 46 anos de história junto à Sociedade Catarinense, e a equipe está comemorando as entregas feitas nesse último ano! Uma das que ainda está em andamento é a ampliação das conexões de rede e internet das escolas estaduais. A Secretaria de Estado da Educação (SED) fez um grande investimento nesta área e agora mais de 700 escolas estão tendo suas redes ampliadas pelo CIASC. Esse trabalho vem sendo feito há alguns meses e 432 dessas escolas já contam com as novas conexões, sendo 41 escolas com rede de 30 MB, 45 escolas com 50 MB e as outras 365 escolas com 100 MB de conexão.

Falando sobre o aniversário da empresa pública, o presidente Sérgio Maliceski disse “Em nossa trajetória, temos buscado identificar as necessidades e trazer soluções digitais inovadoras para os órgãos e instituições públicas, desenvolvendo produtos e serviços em consonância com o interesse público”.

Maliceski também afirma que tem sido feitas entregas de excelência para órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, Federal e Municipal, dando como exemplo a modernização do Data Center do Estado e da rede de fibra óptica, a disponibilização de Virtual Private Network (VPNs) e a implementação de novos serviços digitais para os Cidadãos Catarinenses no Portal de Serviços do Governo.

Para avançar em entregas alinhadas ao plano de transformação digital da administração catarinense, a empresa tem atuado em quatro verticais prioritárias: Infovia SC; Data Center SC; Inteligência SC e Software. Em cada uma das áreas, há previsão de inovação e desenvolvimento tecnológico para o próximo período, tanto a partir de programas e projetos específicos do CIASC, quanto em conjunto com órgãos e empresas parceiras. Alguns dos planos são para: suporte para ampliação da segurança e proteção de dados, serviços de preservação digital de informações, recursos para modernizar a integração de sistemas da administração pública, plataformas voltadas à transformação digital no espaço de trabalho, entre outros.

Entre as tecnologias que o CIASC considera importantes para os avanços dos próximos anos estão o uso de blockchain, o desenvolvimento de soluções que adotem diferentes formas de inteligência artificial e a tecnologia de RPA (Processos Automatizados por Robôs). Essas, são algumas das tendências que prometem trazer soluções inovadoras para a transformação digital do serviço público.