Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC automatiza Cartão CPESC...

CIASC automatiza Cartão CPESC para a Secretaria de Educação

A Secretaria de Estado da Educação (SED) passou por um processo de modernização da gestão dos cartões CPESC, realizada pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC). O gerenciamento dos valores pagos às escolas da rede estadual, que eram todos controlados manualmente através de planilhas, foram completamente automatizados. Isso foi possível graças a uma integração  realizada pelo CIASC, do sistema de gerenciamento dos cartões CPESC com dois sistemas da área de educação, o SISGESC da própria SED, e o sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

A sigla CPESC significa Cartão de Pagamentos do Estado de Santa Catarina, uma ferramenta gerenciada pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e usada em diferentes áreas do serviço público estadual. No caso da rede estadual de ensino, os cartões são usados por  gestores escolares para administrar demandas urgentes do cotidiano, permitindo solucionar problemas de forma ágil, prática e transparente. O valor a ser repassado para cada unidade escolar é definido a partir do número de alunos matriculados com base no Censo Escolar.

Antes da automação, servidores públicos da Gerência Financeira da SED precisavam controlar manualmente os dados dos 2300 cartões. Agora os dados sobre as unidades administrativas e o número de alunos das escolas são passados automaticamente para o sistema CPESC que gerencia o valor anual pago para cada uma das unidades escolares. Essa nova funcionalidade foi testada em um projeto piloto do mês de abril, na distribuição de recursos para pagamento de materiais e serviços necessários para as escolas, como manutenção ou instalação de equipamentos.

A automação do gerenciamento dos cartões CPESC é a mais nova de uma série de medidas de transformação digital que têm sido implementadas na SED com suporte do CIASC. Segundo o Coordenador de Soluções de Fazenda do CIASC, Fábio Amaral, “a área de Educação responde por mais da metade do uso do cartão CPESC, então temos convicção de que essa automação vai ter um ganho de eficiência muito relevante para eles”.         

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo