Alunos da rede estadual de ensino poderão validar o certificado de matrícula para o passe escolar no portal Estudante On-line

A partir da segunda-feira, 29 de julho, os estudantes da rede estadual de ensino não precisarão mais do carimbo e assinatura da escola para realizar a compra do passe escolar. Por meio do portal Estudante On-line (http://estudanteonline.sed.sc.gov.br/), desenvolvido com o apoio do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), alunos e pais poderão gerar um documento com código validador e QRCode certificando o atestado de frequência dos jovens. A iniciativa tem como objetivo facilitar o processo de aquisição do passe escolar, otimizar o tempo e melhorar o atendimento dos assistentes de educação, além de diminuir a quantidade de papel gerada no governo, em alinhamento com o projeto “Governo Sem Papel”.

Para uso da funcionalidade o estudante deve fazer o login do portal Estudante On-line e acessar a opção “Documentos – Atestado de Frequência”. Com o código gerado pelo sistema o aluno ou responsável deve se dirigir ao órgão emissor do passe escolar do seu município para validação por meio do QRCode ou no próprio site, na opção “Validar Documentos”.

Segundo a analista do processo de desenvolvimento da funcionalidade, Moema Luz Cargnin, “O atestado fornecido tem validade de três meses e só será emitido para aluno com frequência suficiente e que não estiver no APOIA, o programa de combate à infrequência escolar”, afirmou.

A nova funcionalidade do portal Estudante On-line é uma ação conjunta da Diretoria de Gestão da Rede Estadual e Gerência de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica e CIASC-CSEDU.