5. 60 jovens receberão certificados...

60 jovens receberão certificados do projeto Novos Talentos

Nesta quinta-feira, 4, será realizada a cerimônia de formatura do Novos Talentos – SC Games, às 16h30, no Centro Integrado de Cultura (CIC). O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado com objetivo de preparar talentos para a área de Tecnologia da Informação (TI), principalmente em jogos e entretenimento digital. “É uma oportunidade para estes jovens terem o primeiro contato com o setor, que está em ascensão em Santa Catarina”, destaca o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), João Rufino de Sales.

Desde sua implantação, em 2009, 330 estudantes passaram pelo projeto. “Estes jovens são estimulados a conhecer, pesquisar tópicos específicos em diversas áreas do conhecimento relacionados à educação, cultura e buscar inspiração para criar roteiros e obras digitais ou não”, explica a coordenadora do Novos Talentos, Márcia Regina Battistella.

Este ano, o curso foi aplicado em dois turnos, totalizando 60 alunos com idades entre 10 e 20 anos, nas modalidades Arte e Design para Jogos Digitais e Programação para Jogos Digitais em Java. Além da entrega dos certificados, será lançado o jogo “Ishtar Escape from Mars”, produzido exclusivamente pelos estudantes e estagiários do projeto.

O Novos Talentos é uma realização do Ciasc, com apoio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e da Educação (SEE), Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc), Secretaria Municipal de Educação, Vertical de Games, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Senac TI, PalmSoft, Aquarela e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os estagiários são alunos de curso de graduação em Jogos Digitais, Design e Ciências da Computação de instituições de ensino da Grande Florianópolis.