5. Melhorias nas redes de...

Melhorias nas redes de governo garantem conexões mais rápidas no estado

A preocupação em atender todos os municípios do Estado e em entregar melhores serviços à administração catarinense fez com que o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) avançasse ainda mais na área de redes de governo. Foram eliminados todos os pontos de conexão via satélite da gestão pública estadual de Santa Catarina. Agora, 100% das conexões são estabelecidas por links terrestres, com fibra óptica ou via rádio, nos locais onde o CIASC não consegue chegar.

O gerente de Redes do CIASC, Flávio Ramos, explica que “recentemente, 180 unidades de governo ainda dependiam de pontos satelitais. Com o trabalho do CIASC no desenvolvimento de soluções de rede, foi possível migrar todas para link terrestre. Hoje, são 3.380 unidades de governo de Santa Catarina atendidas pela empresa”.

A medida melhora a experiência do usuário, entregando conexões mais rápidas. Com a migração de tecnologia, o tempo que a informação tem para circular dentro da rede é reduzido significativamente. A velocidade de transmissão do link satelital é mais lenta e apresenta delay de, pelo menos, 600 milissegundos (a partir dos links terrestres, caiu para a faixa de 22). Ainda, com largura de banda limitada. Por essas razões, a experiência de acesso por conexões via satélite costumava ser ruim para o usuário.

A novidade com as soluções de links terrestres representa mais velocidade de conexão, independente do tráfego de dados. E, além disso, gera economia para o cliente pela redução no valor do custo do circuito.