Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Funcionalidade criada pelo CIASC...

Funcionalidade criada pelo CIASC permite consultar gastos com o ciclone bomba no Portal da Transparência

Desenvolvida pelo CIASC a pedido da CGE, a página oferece análise do investimento no reparo aos danos do desastre

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) desenvolveu uma nova funcionalidade para o Portal da Transparência de Santa Catarina. Com esse recurso, criado a pedido da Controladoria Geral do Estado (CGE), ficou mais fácil para qualquer pessoa interessada na consulta dos valores destinados pelo governo catarinense às ações para reparar os danos causados pelo ciclone bomba que atingiu a região Sul do Brasil entre final de junho e início de julho.

Ao acessar o Portal da Transparência de Santa Catarina em https://www.transparencia.sc.gov.br/, o usuário encontra um banner rotativo que fica alternando entre duas imagens diferentes. Uma das imagens mostra uma fotografia de satélite do ciclone, com o texto “TRANSPARÊNCIA CICLONE-2020 GOVERNO DE SANTA CATARINA”, e ao clicar nela é aberta uma página onde é possível ver gráficos sobre os valores aplicados nos reparos. É nessa página que qualquer pessoa interessada pode pesquisar os números relacionados à despesas causadas pelo ciclone bomba, firmados pelo governo do estado.

Os números relacionados à recuperação dos danos do ciclone são divididos em três categorias. A primeira é a de valores empenhados, ou seja, reservados pelo governo para pagar os fornecedores. A segunda é a de valores liquidados, que estão relacionados aos contratos com as entregas de bens e/ou serviços já comprovadas pelo governo. Finalmente, a terceira categoria é a de valores efetivamente pagos pelos gestores aos fornecedores, após finalizado o processo de liquidação.

A funcionalidade pode ser útil para profissionais de imprensa, pesquisadores e qualquer cidadão catarinense que queira acompanhar os investimentos do governo estadual para reparar os danos causados pelo desastre. O coordenador de soluções de fazenda do CIASC, Marcelo Tavares, diz que o recurso foi inspirado no modelo de uma funcionalidade semelhante usada para transparência no investimento em enfrentamento à COVID-19 “criamos algo muito parecido anteriormente, só que para mostrar as despesas ligadas à epidemia do coronavírus. Achamos que uma ferramenta com essa mesma função poderia ser útil na nova situação, do ciclone bomba”. O endereço para conferir as informações é https://www.transparencia.sc.gov.br/despesa/2020/indicador/3800      

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo