5. Emissão digital de atestado...

Emissão digital de atestado de antecedentes gera economia para o Estado

O serviço digital de emissão de atestado de antecedentes, desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC) em conjunto com a Gerência de Tecnologia da Informação da Polícia Civil (GETIN), já resultou em uma economia de centenas de horas de trabalho aos profissionais de segurança pública.

Agora, os cidadãos não precisam mais deslocar-se até uma unidade policial para solicitar a certidão, o que evita também que os policiais precisem parar suas atividades para atender esse tipo de demanda. O formulário de antecedentes criminais está disponível na Delegacia Virtual da Polícia Civil, pelo endereço https://delegaciavirtual.sc.gov.br/antecedentes.

A solicitação pode ser feita pelos cidadãos que possuem RG emitido pelo Estado de Santa Catarina. Para cidadãos com RG de outros estados, continua sendo necessário dirigir-se até uma delegacia. Nos primeiros 10 dias em que o serviço está ativo, foram emitidos mais de dois mil atestados de antecedentes, gerando economia de recursos para o Estado e a sociedade, uma vez que o cidadão passa a ter a certidão em formato digital.

O coordenador de Soluções de Segurança Pública do CIASC, Marcelo Tavares, explica que o sistema realiza consultas no Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) para garantir a veracidade dos dados. “O formulário é integrado à base de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina”.

Feita a consulta e verificado que não há antecedentes, a certidão fica disponível imediatamente para download. A emissão é gratuita, em conformidade com a Resolução n.°002/GAB/DGPC/SSP/2017. A validade do documento é de 90 dias, e poderá ser consultada também através da Delegacia Virtual.