Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Em entrevista, novo presidente...

Em entrevista, novo presidente aborda planos do Governo para o CIASC

O novo presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), Leandro Berti, concedeu uma entrevista ao radialista Adelor Lessa, na Rádio Som Maior de Criciúma, na última sexta-feira, 1º de setembro.

Leandro Berti, que é natural de Criciúma, é engenheiro de computação, PhD em Nanotecnologia, com MBI em indústria 4.0 e mais de 20 anos de experiência em Tecnologias Avançadas e Inovação. Ele abriu a entrevista afirmando estar muito honrado com a nomeação: “Eu recebo essa missão com bastante apreço e vou me dedicar com afinco para poder transformar o CIASC em uma plataforma de transformação digital.”

Berti explicou aos ouvintes um pouco da atuação do CIASC dentro do Governo do Estado, fornecendo serviços de infraestrutura, internet, sistemas, armazenamento de dados, entre outros. “Muitas estruturas do Governo dependem dos nossos serviços, e queremos alcançar todos os municípios do estado, chegar no que chamamos de a ‘última milha’”, destacou.

Conforme o presidente, o CIASC já alcança hoje, com internet de fibra óptica, muitas localidades isoladas, escolas indígenas e quilombolas, barreiras sanitárias. Mas o objetivo é expandir ainda mais para todas as regiões. “Poucas pessoas sabem, mas a gente alcança o estado todo com essa rede. Não é uma fibra óptica qualquer, ela tem várias camadas de segurança, é um serviço de altíssima qualidade”, completou. Segundo ele, é um desejo do Governo do Estado alcançar os 295 municípios com esses serviços. Ele explica que por ser um órgão de governo, os serviços do CIASC podem ser contratados com dispensa de licitação: “Os municípios podem apresentar suas demandas e negociamos as melhores condições, dentro das possibilidades”.

O novo presidente do CIASC destacou que o seu objetivo de forma imediata é fazer com que o CIASC caminhe na direção da sociedade 5.0. “Assim como a indústria 4.0, a sociedade 5.0 é um caminho, uma sociedade de geração de valor onde as pessoas são o ponto central. O objetivo do governo digital é trabalhar pela felicidade das pessoas, diminuir barreiras para que elas alcancem seus objetivos”, explicou.

“A questão da transformação digital é que a gente alavanque o Estado para chegar num governo 5.0. Vamos trabalhar para que Santa Catarina alcance esse patamar. Já é um estado inovador, pujante, mas podemos ir além”, finalizou.

A entrevista pode ser conferida na íntegra no canal da Rádio Som Maior no Spotify (a partir de 1h02min do programa).

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo