5. Coletas do Censo Escolar...

Coletas do Censo Escolar 2022 em SC podem ser migradas do Sistema de Gestão Educacional

As coletas do Censo Escolar 2022 tiveram início no dia 25 de maio. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. Os dados das escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula são declarados no sistema Educacenso através de importação, via migração de dados ou digitação manual.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos federais e estaduais, para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e para a elaboração de painéis educacionais. O Censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Para as unidades de ensino estaduais, a coleta dos dados pode ser feita por meio do Sisgesc, ferramenta desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) para gerir e controlar todos os aspectos relativos à educação pública do estado. Para isso, os gestores devem manter os dados atualizados até o prazo de 15 de julho.

O Censo Escolar 2022 ocorrerá com muitas mudanças nos campos de coleta, especialmente devido à implantação do Novo Ensino Médio. Dessa forma, a orientação da Diretoria de Planejamento e Políticas Educacionais da SED é que os gestores das redes e escolas iniciem a coleta o mais breve possível, evitando contratempos que impossibilitem o cumprimento dos prazos estabelecidos.

Data importantes (1ª etapa – coleta):

Data referência: 25/05/2022

Migração Sisgesc – Educacenso (somente escolas estaduais)  31/05 a 15/07/2022

Coleta de dados (demais redes)  25/05 a 01/08/2022

Saiba mais

Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep, vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas do país.

Em Santa Catarina, a coleta é coordenada pela Gerência de Estatísticas e Avaliação (Gaebe) da Diretoria de Planejamento e Políticas Educacionais da SED, com equipe técnica responsável pelas orientações e acompanhamento das escolas públicas e privadas. Além da Coordenação Estadual, as Coordenadorias Regionais de Educação e o Instituto Estadual de Educação contam com técnicos capacitados para coordenarem o processo junto às escolas de sua abrangência.

*Adaptação de matéria publicada pela Secretaria de Estado da Educação (SED)