Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC implanta sistema de...

CIASC implanta sistema de Gestão de Riscos

Com o objetivo central de desenvolver opções e determinar ações que sirvam para ampliar o desenvolvimento organizacional e reduzir ameaças que podem afetar a empresa, o CIASC, cumprindo determinação da Lei 13.303/2016, iniciou a implantação da Gestão Corporativa de Riscos.

O gerenciamento dos riscos nas empresas está se tornando cada vez mais importante para alcançar o sucesso organizacional, pois a empresa que não gerencia seus riscos tem grande chance de ir ao fracasso. Com o gerenciamento é possível identificar a probabilidade e o impacto que serão causados sobre suas ações, podendo assim se planejar para saná-los visando a eficácia do planejado.

O gerenciamento de riscos corporativos é um processo conduzido em uma organização pelo Conselho de Administração, Diretoria e demais empregados, aplicado no estabelecimento de estratégias, formuladas para identificar em toda a organização eventos em potencial, capazes de afetá-la, e administrar os riscos de modo a mantê-los compatível com o apetite a risco da organização e possibilitar garantia razoável do cumprimento dos seus objetivos.

Com esta visão, a Diretoria Executiva do CIASC, iniciou o processo da disciplina de Gestão de Riscos, um curso motivacional para 107 empregados intitulado “Sensibilização em Política de Gestão de Risco”, realizado no dia 06/07/2018 com carga horária de 04 hs. no auditório da CELESC.

Ato seguinte, foi aplicado aos Assessores, Gerentes e Coordenadores, em duas turmas, o Curso “Implementação da Gestão de Riscos no Setor Público” no período de 16 a 19 de julho de 2018. Neste treinamento foram apresentadas a estes empregados técnicas para o levantamento, tratamento e execução da gestão de riscos. Em sua parte prática, utilizou-se uma planilha para gestão de riscos desenvolvida pelo Ministério do Planejamento, que cobre todas as fases da análise de riscos (levantamento, impacto, probabilidade, tratamento e monitoria).

No Levantamento Geral de Riscos do CIASC, ora em andamento por todas as Gerências, adotou-se a mesma planilha do curso, haja vista que os funcionários já se encontram habituados com ela. Nas duas últimas reuniões do Conselho de Administração do CIASC tem sido apresentado o andamento dos trabalhos e a previsão de entrega do levantamento geral está agendada para a última reunião do ano.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo