5. CIASC e SSP impulsionam...

CIASC e SSP impulsionam operação "Estação Verão" em Santa Catarina com nova integração tecnológica

Santa Catarina se prepara para receber cerca de 2,8 milhões de turistas durante a temporada de verão. Uma das questões que merecem atenção neste período é a identificação de pessoas que possuem pendências com a justiça. Dessa forma, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) em uma parceria estratégica com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), junto com a Diretoria de Inteligência Estratégica (DINE), anuncia a disponibilização de uma integração inovadora no SISP Conecta, focada no apoio à operação “Estação Verão”.

O SISP Conecta é um aplicativo utilizado pela SSP que permite que os policiais estaduais, guardas municipais, agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal acessem pelo celular, de forma segura, uma série de funcionalidades que antes só estavam disponíveis dentro das delegacias ou centrais de emergência. A solução passou a integrar bases de dados do poder judiciário estadual e das três esferas do poder executivo: municipal, estadual e federal, na mesma plataforma.

Para Leandro Berti, presidente do CIASC, a colaboração entre o CIASC, SSP e Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) é um exemplo claro de como a integração tecnológica e o trabalho conjunto podem fortalecer a eficácia das decisões judiciais. “Estamos unindo esforços para disponibilizar informações precisas e fundamentais, contribuindo para a segurança e a ordem durante a temporada de verão em Santa Catarina”, ressaltou.

Segundo o sargento da Polícia Militar e coordenador do SISP na SSP, Armando Quadros da Silva Neto, o acesso das forças de segurança pública ao novo módulo do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0) no SISP CONECTA permitirá maior eficácia nas decisões dos Tribunais. “A integração é um marco, permitindo que as forças de segurança acessem mais de 350 mil mandados de prisão em todo o país, uma expansão significativa em comparação aos 9 mil mandados disponíveis anteriormente”, enfatizou.

A parceria entre o CIASC e a SSP demonstra o alinhamento estratégico entre tecnologia e segurança pública, proporcionando às forças de segurança acesso a informações cruciais para a identificação de pessoas com pendências judiciais durante abordagens de rotina. Além disso, possibilita às autoridades de segurança pública um amplo panorama, incluindo mandados de prisão, tanto civis quanto penais, abrangendo situações de prisão provisória, definitiva e medidas de segurança na modalidade de internação.

De acordo com Daniel Moro de Andrade, diretor de Tecnologia e Informação do TJSC, o compartilhamento de dados e a efetiva integração dos sistemas, por meio da colaboração entre os órgãos envolvidos, tem sido fundamental para aprimorar a eficiência operacional e a qualidade dos serviços oferecidos à população. “A troca ágil e segura de informações entre as instituições têm proporcionado uma gestão mais eficaz e contribuído para a promoção da segurança pública no Estado. Essa troca mútua entre reflete o compromisso conjunto com a modernização e inovação na prestação de serviços ao cidadão catarinense”.

Essa iniciativa representa não apenas um avanço tecnológico, mas também uma evidência do comprometimento das lideranças do CIASC, SSP e o Poder Judiciário nacional em trabalhar de maneira coordenada para alcançar objetivos comuns em prol da segurança pública.