
O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) passou a ser responsável, desde outubro de 2024, pela manutenção operacional do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGP-e), ferramenta oficial utilizada pelo Governo do Estado para a tramitação de processos administrativos, tanto físicos quanto digitais, além da inclusão de peças processuais e do gerenciamento de documentos.
Atualmente, o sistema conta com 57.600 usuários ativos e já acumula 20,7 milhões de processos e mais de 103 milhões de tramitações, demonstrando sua relevância para o funcionamento da administração pública estadual.
O CIASC assumiu as atividades de suporte técnico e monitoramento do SGP-e atendendo à coordenação geral da gestão do sistema, que permanece sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI).
Segundo Jefferson Velasco, gerente de Governo Digital do CIASC, a nova responsabilidade representa um marco importante para a empresa. “Assumir a manutenção do SGP-e foi uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, motivo de muito orgulho, ao resolver problemas importantes para o Estado com seriedade e competência. Apesar de, neste momento, atuarmos apenas na manutenção operacional, nosso objetivo é, em longo prazo, oferecer também uma manutenção evolutiva”, afirma.
Após a transição, o CIASC conseguiu contingenciar as instabilidades técnicas enfrentadas pelo sistema, especialmente entre os meses de novembro e dezembro de 2024, garantindo maior estabilidade e segurança à tramitação eletrônica de processos no Estado.
Registro, transparência e responsabilidade
Ferramenta estratégica para a administração pública catarinense, o SGPe é essencial para assegurar a transparência e a rastreabilidade dos atos administrativos. Ele permite registrar a tramitação de processos, as decisões tomadas e seus fundamentos, além de garantir o correto arquivamento dos documentos públicos e a atribuição de responsabilidades quando necessário.