5. CIASC é destaque do...

CIASC é destaque do ano pela segunda vez consecutiva entre empresas públicas de tecnologia

Com um crescimento de 30% na receita líquida, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) foi destaque, pelo segundo ano seguido, no Anuário Informática Hoje – publicação que desde 1986 realiza a análise do desempenho econômico-financeiro das empresas que atuam no mercado brasileiro de tecnologia da informação. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira, dia 21 de novembro, em cerimônia online realizada pela Fórum Editorial, durante o lançamento da edição 2023 do Anuário.

Para o vice-presidente Administrativo e Financeiro do CIASC, Diego Holler, que recebeu o prêmio representando a diretoria da estatal, o reconhecimento é resultado da melhoria constante dos serviços, além dos investimentos realizados, capacitações de pessoal, melhoria na infraestrutura e segurança cibernética. “Nosso objetivo é fornecer soluções de Governo Digital e atender de maneira eficaz às necessidades de órgãos e entidades públicas, mesmo que de maneira indireta. Essas iniciativas impactam positivamente os cidadãos, e queremos entregar com excelência”, destacou.

O CIASC foi eleito o destaque do ano entre as empresas públicas prestadoras de serviços de grande, médio e pequeno portes, de acordo com os dados econômico-financeiros analisados pelo Anuário. Também conquistaram o prêmio a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) e a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun).

O Anuário Informática Hoje indica as principais empresas do Brasil que se destacam na área de tecnologia da informação, a partir de diferentes segmentos e critérios: as 250 maiores a empresa do ano, as mais eficientes, as 10 que mais cresceram, as 10 mais rentáveis, o ranking dos integradores, índices das multinacionais, entre outros. O CIASC encontra-se na 118ª posição entre as 250 maiores empresas do Brasil, em um ranking que inclui organizações públicas e privadas.

Iniciativas de destaque da empresa

Em entrevista para a publicação, o presidente do CIASC, Leandro Berti, menciona que entre as principais iniciativas da empresa este ano estão a plataforma de digitalização e guarda segura de documentos CIASC Eternal; a Área de Trabalho Digital em parceria com a Google; a ampliação do Data Center com aquisição de solução de backup e expansão do armazenamento; o aprimoramento das redes governamentais; adoção de tecnologias de Big Data e foco na segurança.

Em julho deste ano, o CIASC conquistou o primeiro lugar nacional em nível de maturidade de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O resultado foi obtido na pesquisa anual realizada pelo Grupo de Trabalho em Segurança da Informação (GT-SI) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), que abrange 17 empresas.

Para 2024, o CIASC pretende impulsionar a estratégia de nuvem, banco de dados e redes governamentais, além de serviços de digitalização, guarda de dados e Inteligência Artificial: “Nosso objetivo é estabelecer parcerias com as prefeituras de Santa Catarina, e até mesmo de outros estados e órgãos nacionais, para contribuir com a transformação digital dos governos”, afirma Berti.