Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC, DATAPREV e INSS...

CIASC, DATAPREV e INSS realizam em Brusque ações tecnológicas para a modernização dos serviços públicos no Brasil

O vice-presidente Institucional do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), Nilson da Rosa, esteve na Agência da Previdência Social de Brusque, nesta terça-feira (19), para celebrar a parceria estratégica firmada com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio de um acordo de Cooperação Técnica consolidado com a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev). Na oportunidade, a agência do INSS passou por uma PoC (Prova de Conceito), onde foi demonstrado o funcionamento do sistema Eternal, para digitalização e guarda segura de dados, solução desenvolvida em parceria com a Oais Cloud.

A escolha da unidade de Brusque para a implementação do projeto inovador foi respaldada pelo próprio presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, em reconhecimento à eficácia na organização dos arquivos locais. Essa unidade pioneira servirá de piloto, abrindo caminho para a expansão do sistema nas mais de 1.600 agências do INSS em todo o país.

Segundo Nilson da Rosa, o acordo entre CIASC e Dataprev visa modernizar e otimizar os serviços prestados pelo Governo Federal, com ênfase na agilidade e eficiência. “O produto desenvolvido pelo CIASC proporciona uma série de benefícios para o INSS, incluindo celeridade na busca de processos e documentos; a liberação de espaços físicos, permitindo a utilização dos prédios para outros projetos; a guarda dos documentos por até 1000 anos, assegurando sua integridade a longo prazo; a redução de custos aos cofres públicos e a otimização do espaço para projetos sociais ou centros de inovação”, frisou.

O evento contou também com a presença de João Henrique de Marco (assessor do presidente do INSS), João Paulo Silvestre (gerente executivo do INSS em Florianópolis), Ronaldo Thames Barroso (chefe do Setor de Gestão Documental da Superintendência do INSS de São Paulo), João Lopes (assessor de TI da Diretoria de Relacionamento e Negócios da Dataprev) e Alexandre Vieira de Oliveira (chefe da Divisão de Gestão de Documentação Central da Informação do INSS).

Por meio da iniciativa, o CIASC reafirma seu compromisso em fornecer soluções inovadoras para contribuir com a modernização e eficiência dos serviços públicos, fortalecendo o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina e do Brasil como um todo.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo