5. CIASC comemora 48 anos...

CIASC comemora 48 anos com avanços em governo digital

No dia 13 de agosto, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) completa 48 anos. Uma trajetória marcada por investimentos em inovação e contribuições fundamentais no desenvolvimento de tecnologia para o Estado de Santa Catarina. Em 2023, a empresa inicia um novo ciclo posicionando-se como parceiro estratégico na concepção de uma plataforma de governo digital para os órgãos estaduais e para os municípios catarinenses.

“Atuar na transformação digital catarinense é missão crucial do CIASC. Com este propósito, contribuímos para a execução do plano de Governo 23-26, que pela primeira vez na história privilegia as pautas da área de tecnologia e inovação. Seguimos muito próximo de prefeitos e gestores estaduais na busca das soluções mais modernas para facilitar a vida das pessoas”, afirma o presidente do CIASC, Félix Fernando da Silva.

Com um portfólio robusto de soluções, o CIASC atua como principal provedor de serviços e produtos digitais para os órgãos de governo estaduais. Entre eles estão o novo Portal de Compras alinhado à nova Lei de Licitações, a plataforma de inteligência de dados BoaVista, os sistemas do Detran Digital e o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). Uma das iniciativas de maior repercussão foi o protagonismo do CIASC na implementação da nova carteira de identidade nacional, que contribuiu para que Santa Catarina fosse um dos primeiros estados brasileiros a emitir o documento.

Em constante atualização, os servidores do CIASC tiveram uma atuação de destaque no atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde de 2020. Em último levantamento divulgado em junho pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), o CIASC se consagrou no primeiro lugar em maturidade LGPB entre as empresas públicas brasileiras.

Na área da Educação, o CIASC está à frente do desenvolvimento do sistema que possibilitará o cadastro de universidades e alunos e a distribuição dos benefícios do Projeto Universidade Gratuita. Além disso, está atento às tendências voltadas a tecnologias para a educação, como soluções para serem implementadas nas escolas, tanto no âmbito pedagógico quanto na segurança escolar. Outro serviço desenvolvido pelo CIASC para a secretaria de Estado de Educação é o Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (SISGESC), que possibilita o acompanhamento em tempo real dos dados informados pelas Unidades de Ensino da Rede Estadual.

O CIASC já apoia a transformação digital dos municípios catarinenses com soluções de rede de governo (com mais de 3 mil prédios conectados), nuvem pública e Data Center com capacidade para mais de 3,8 petabytes, softwares e plataformas e inteligência de dados.

Um dos produtos mais recentes, que se prepara para alcançar o mercado nacional, é o Eternal, uma solução que garante a digitalização e a guarda segura de arquivos documentais. Em 2023, o Eternal possibilitou a digitalização de todas as edições do Diário Oficial do Estado desde 1934.

No último ano, a empresa continuou os investimentos em melhorias de infraestrutura e soluções, como o sistema de Storage, a solução de backup. Ao completar 48 anos de atuação, se prepara para inaugurar o Núcleo Único de Atendimento, um espaço para atendimento ao cliente com sala de monitoramento dos serviços em tempo real.