5. CIASC apresenta soluções catarinenses...

CIASC apresenta soluções catarinenses para segurança pública em Seminário Internacional, em Florianópolis

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) estará presente no Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública (SICTI), que ocorre nos dias 20, 21 e 22 de novembro. Realizado pelo Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com diversos órgãos da Segurança Pública, o evento reunirá importantes autoridades nacionais e internacionais da área no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis. O CIASC é um dos apoiadores institucionais do evento, que está na sexta edição.

“Vamos apresentar ao público presente soluções de tecnologia desenvolvidas por nossas equipes, que podem ser aplicadas de forma estratégica na segurança pública”, afirma o presidente do CIASC, Leandro Berti. Ao lado do vice-presidente de Tecnologia, Vânio Rodrigues, Berti integrará também o painel “Cibersegurança aplicada à Segurança Pública”, que ocorrerá na terça-feira, 21, às 14h, no palco principal do evento. O painel será moderado pelo professor Alexandre Augusto Biz, do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), e terá também a presença de Dieter Erwin Christan, engenheiro de soluções da Approach Tech.

O painel “Cibersegurança aplicada à Segurança Pública”, que ocorrerá na terça-feira, 21, às 14h, no palco principal do SICTI.

Entre os produtos e serviços que a empresa levará ao evento está o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). A solução atende todas as instituições da área de segurança pública: Polícias Civil, Militar e Científica e Corpo de Bombeiros, além da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa.

O SISP é um sistema de alta complexidade, cuja característica principal é a integração, composto por vários aplicativos e módulos categorizados em estruturais, finalísticos, de inteligência ou consolidação e externos ou de terceiros. A ferramenta possibilita integrações com sistemas locais, estaduais e nacionais, e vem sendo mantida e evoluída há cerca de 20 anos pelos profissionais do CIASC.

Entre os módulos do SISP, destaca-se o Boletim integrado, que permite o registro das atividades de plantão de uma delegacia de Polícia Civil e, também, o registro de ocorrências por parte da Polícia Militar. Já o SISP Conecta, também desenvolvido pelo CIASC, possibilita consultas e acesso remoto e móvel dos agentes de segurança aos dados do Sistema. Também faz parte do SISP o sistema de identificação civil, responsável pela emissão das carteiras de identidade de Santa Catarina (novo RG Nacional).

Em agosto, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) ficou em terceiro lugar na categoria “Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo” no Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital 2023, com o sistema Hórus. Desenvolvido em parceria com o CIASC, a partir da plataforma de big data BoaVista, o sistema realiza a integração de diversas ferramentas de videomonitoramento em uma única plataforma, a serviço das forças de Segurança de SC.

Sobre o Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública (SICTI)

A 6° edição do Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública (SICTI) será uma reunião global e fórum de discussão para pesquisadores, profissionais, representantes de empresas e setor público; organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento da Engenharia e Gestão do conhecimento (EGC), em conjunto com diversos órgãos de Segurança Pública. Além do CIASC, o evento tem o apoio institucional da Capes e da Approach Tecnologia.

O objetivo do SICTI é estimular a integração e a pesquisa em segurança pública entre as instituições responsáveis e a comunidade acadêmica. O evento congrega o trabalho da universidade em conjunto com a Segurança Pública, com a missão de compreender as mudanças sociais, tecnológicas e práticas para buscar soluções às necessidades brasileiras. Estão previstos cases de sucesso, painéis e palestras com profissionais renomados nacionais e internacionais.

O SICTI ocorre nos dias 20, 21 e 22 de novembro no Teatro Governador Pedro Ivo (Rodovia SC 401, Km 15, n° 4600 – Saco Grande, Florianópolis). Mais informações: https://sicti.ufsc.br.