5. CIASC apresenta solução Eternal...

CIASC apresenta solução Eternal em evento nacional Prefeitos do Futuro

Entre os dias 24 e 26 de maio, representantes do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) participam do evento Prefeitos do Futuro, em Brasília. O principal objetivo do CIASC é apresentar a solução CIASC Eternal aos presentes, aproveitando que a atividade reúne gestores da administração pública de todo o Brasil.

O CIASC Eternal é um pacote de serviços que cobre desde a digitalização de conteúdo analógico até a guarda online e offline de dados digitais. Além de facilitar o acesso e a gestão de grandes volumes de arquivos, possui uma tecnologia exclusiva e com total independência, desenhada para garantir a integridade das informações armazenadas por mais de mil anos.

“Oferecemos uma plataforma completa para atender a todas as demandas documentais e processuais que as prefeituras municipais precisam”, explicou o vice-presidente de Mercado do CIASC, Amauri Alves Chagas. “Isso representa mais agilidade nas entregas e melhores serviços públicos para o cidadão”, enfatizou.

Diversas instituições já contrataram a solução CIASC Eternal e, inclusive, muitas delas estão em processo de digitalização de seus arquivos. São exemplos o Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, o Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV), a Secretaria de Estado da Administração (SEA) e as prefeituras catarinenses de Orleans e Morro da Fumaça.

Disponibilizada a partir de uma parceria entre o CIASC e a empresa multinacional Piql, a solução de preservação digital do CIASC Eternal é um produto estratégico de defesa e possui domínio nacional. Ainda, sua tecnologia de preservação é utilizada por organizações reconhecidas como a Biblioteca do Vaticano, Agência Espacial da Europa, UNICEF, TAJ MAHAL, entre outros.

A plataforma opera em conformidade com os padrões definidos pela legislação Arquivística e as resoluções do Conselho Nacional de Arquivos, o CONARQ. Atualmente, está em tramitação um processo para Certificação ISO 16.363 para Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq), conforme indicação do CONARQ, essa seria a Norma mais relevante para gestão de arquivos digitais.

Durante a participação no Prefeitos do Futuro, o CIASC também vai apresentar outros produtos e serviços que possui com foco em segurança, como as soluções de Firewall e VPN+.