5. CIASC apoia o Governo...

CIASC apoia o Governo de SC e a SAS na divulgação de investimentos em projetos voltados aos idosos catarinenses

Na manhã desta quinta-feira (21), o presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), Leandro Berti, e os vice-presidentes de Mercado, Rafael Glavam, e Institucional, Nilson da Rosa, compareceram à cerimônia de assinatura dos primeiros editais do Fundo Estadual do Idoso (FEI). O lançamento foi feito a partir do Conselho Estadual do Idoso e Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família (SAS). Ao todo serão R$ 40 milhões para investimento em projetos voltados aos idosos catarinenses.

O CIASC é um dos parceiros da iniciativa na divulgação de informações dos editais e no gerenciamento das informações. “Como uma empresa vinculada ao Governo do Estado, é nosso papel prestar apoio e dar visibilidade às iniciativas da gestão pública. Ainda mais quando se trata de uma ação tão louvável quanto esta, que beneficiará não só o cidadão catarinense, mas especialmente àqueles que mais precisam da nossa atenção, os idosos”, comentou o presidente do CIASC, Leandro Berti.

O FEI é um fundo especial criado em 2019 para captar e aplicar recursos financeiros destinados a projetos voltados aos idosos. Ele existe no âmbito municipal e estadual e financia projetos de entidades governamentais e não governamentais. Até então o FEI só havia recebido recursos sem executar nenhum edital, sendo histórica essa assinatura, tida como uma das prioridades do Governo do Estado para 2023.

Segundo a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, atualmente 14% da população de Santa Catarina tem mais de 65 anos e esse percentual sobe para 15,56% se levarmos em consideração pessoas com mais de 60 anos. “Diante desse cenário, precisamos encarar o envelhecimento dos catarinenses e os editais do FEI são um complemento das políticas públicas. Ele vai possibilitar projetos e programas que proporcionem ainda mais qualidade de vida aos nossos idosos”, completou.

Ao todo, dois editais serão contemplados com a soma dos R$40 milhões, com R$ 20 milhões destinados para órgãos governamentais, sejam municipais ou estaduais, e outro edital de R$ 20 milhões para organizações da sociedade civil que podem cadastrar projetos nas mais diversas áreas, desde saúde, educação, cultura, esporte até reformas e melhorias em espaços que atendem idosos.