
O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) oficializou sua adesão à Rede Nacional de Gestão de Incidentes Cibernéticos (ReGIC), coordenada pelo Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov).
A ReGIC reúne atualmente mais de 160 órgãos e entidades públicas em uma estrutura colaborativa voltada à prevenção, detecção e resposta a incidentes cibernéticos. A partir da adesão, o CIASC passa a integrar a rede nacional de resposta, com acesso direto a informações estratégicas sobre ameaças, protocolos de segurança, treinamentos especializados e cooperação em situações de crise digital.
Na reunião de apresentação da ReGIC ao CIASC, o Coronel Daniel Maier, Coordenador Geral de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes em Rede de Governo, destacou o cenário crescente de ameaças, com aumento expressivo de notificações de sites de phishing e vazamentos de credenciais em órgãos públicos, muitas vezes explorados em ataques de engenharia social.
Segundo Maier, a adesão à ReGIC fortalece a capacidade de reação do Brasil diante de ataques cibernéticos, garantindo um canal seguro de compartilhamento de alertas e vulnerabilidades e padronizando práticas de resposta. Para Marcel Vilmar da Silva, Assessor de Proteção de Dados do CIASC, significa também ampliar a proteção de serviços críticos oferecidos ao Governo de Santa Catarina e à sociedade, reforçando sua posição como referência em governança digital no Estado. Recebemos alertas importantes sobre ataques cibernéticos que estão acontecendo no Brasil e informações estratégicas sobre como preveni-los.
O processo de adesão do CIASC havia sido iniciado em 2023 e foi agora retomado sob coordenação da Assessoria de Proteção de Dados da empresa, com apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação.