Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

CEIAS

O CEIAS é um sistema de gestão e controle alimentar para as escolas da rede estadual de ensino. É uma solução desenvolvida pelo CIASC para a Secretaria de Estado da Educação (SED).

Para fornecimento e gestão de cardápio das refeições oferecidas na rede estadual de ensino, a SED contrata, por licitação, uma empresa terceirizada responsável pelo fornecimento da alimentação. O valor pago pelo Estado a esta empresa é determinado pela quantidade de refeições servidas. 

Antigamente, o controle analógico da quantidade de refeições oferecidas acontecia de forma mais burocrática, com a utilização de fichas. Estas, eram entregues pelos alunos no refeitório, no momento em que se serviam. Porém, não se tinha controle sobre quem se alimentava nas escolas, além dos alunos. Nem controle das repetições. Além de outras precariedades, o que acarretava gastos descontrolados e muitas possibilidades de fraude. 

Com o CEIAS esse controle passou a ser feito de forma digital, integrando uma série de informações e agilizando o processo. Logo na implantação deste sistema, a economia da SED em investimentos com alimentação foi de cerca de 20% a 25%. Isso impacta diretamente na vida do cidadão e da Administração Pública, gerando economia e possibilitando que esse dinheiro seja investido de forma mais útil.

O sistema CEIAS faz a contagem digital da alimentação dos alunos através de um cartão nominal. Dessa maneira, existe controle sobre a quantidade de refeições servidas e sobre as repetições, medida que auxilia no controle da alimentação balanceada e do sobrepeso. Bem como garante que o consumo dos alimentos seja feito exclusivamente pelos alunos devidamente matriculados e cadastrados, conforme determina a legislação.

Nosso aplicativo CEIAS também faz gestão sobre informações e peculiaridades alimentares dos alunos, como a indicação de celíacos, alérgicos, intolerantes a lactose ou glúten, por exemplo. Além disso, garante que o cardápio que está sendo oferecido pela empresa terceirizada é o mesmo estabelecido pela SED. Dessa maneira, tem-se a garantia de que foi um cardápio autorizado pelas nutricionistas da Secretaria da Educação de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

O CEIAS é mais um caso de sucesso na utilização de nossos produtos e serviços, com consequências e impactos positivos na vida dos cidadãos catarinenses e da Administração Pública! CIASC, integrando o governo, conectando as pessoas.

Quer saber mais sobre nossa solução?

Entre em contato e vamos montar uma proposta exclusiva para sua necessidade!

gecom@ciasc.sc.gov.br

Relacionados

Explore nossos produtos

Pular para o conteúdo