Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Aproximação entre CIASC, SCTI...

Aproximação entre CIASC, SCTI e Epagri impulsiona o ambiente de tecnologia e inovação em Santa Catarina

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), promoveu, na última semana, uma visita às instalações de seus projetos em Arroz, Fruticultura, Hortaliças e Laboratórios, junto aos pesquisadores da Estação Experimental de Itajaí. O encontro estreitou a relação entre a Epagri, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e o Centro de Automação e Informática do Estado (CIASC).

Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Epagri, Reney Dorow, o objetivo da visita foi identificar oportunidades de inovação e desenvolvimento em parceria com a SCTI, com foco na integração digital das unidades de pesquisa. “Essa prospecção pode integrar o futuro projeto SC Rural. Além disso, pretendemos construir uma inovação institucional que permita ao Estado atuar regularmente junto às fundações privadas de apoio à pesquisa”, afirmou Dorow.

A gerente da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, Ester Wickert, ressaltou que a iniciativa reflete o compromisso do Governo do Estado com a integração de áreas. “O governador Jorginho Mello enfatiza sempre a importância dessa união. Como a Epagri trabalha com ciência, tecnologia e inovação, a parceria com a SCTI e o CIASC é essencial para ampliarmos o diálogo e unirmos forças em busca de objetivos comuns”, comentou Wickert.

O vice-presidente de Tecnologia do CIASC, Marcos Antonio da Silva, destacou a relevância da aproximação entre as instituições. “O encontro foi uma oportunidade única para unirmos expertises e avançarmos no fortalecimento da tecnologia e inovação no setor agropecuário, um dos pilares da economia do nosso estado. A troca de conhecimento com a Epagri e a SCTI traz potencial estratégico para novas soluções digitais voltadas ao agronegócio catarinense.”

O secretário adjunto da SCTI, Ramices Silva, explicou o que motivou a agenda e os próximos passos a partir dela. “A SCTI e a Epagri promoveram essa agenda para conhecermos as soluções da empresa e vislumbrarmos cooperações na área de pesquisa. Saímos de lá com um encaminhamento para conectividade e sensoriamento, visando criar um ambiente de validação de tecnologias IoT no campo. Estamos focados em buscar tecnologias 5G e conectividade de ponta para transformar a área visitada em um projeto piloto”, frisou.

Estiveram presentes no encontro, também, o presidente da Epagri, Dirceu Leite, o gerente de Pesquisa da Epagri, Carlos Edilson Orenha, e integrantes do Núcleo de Inovação Tecnológica da Epagri.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo