A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) realizou, nesta terça-feira (11), no auditório da Epagri, um evento de capacitação destinado a representantes de órgãos e entidades do Governo de Santa Catarina. O encontro teve como objetivo aprimorar a operação e a atualização das informações da Carta Estadual de Serviços ao Cidadão e apresentar o SC Fácil, aplicativo desenvolvido pelo CIASC em parceria com a SCTI, que centraliza em um único ambiente digital o acesso a serviços públicos estaduais.
Durante a programação, os participantes receberam orientações práticas sobre o funcionamento do sistema da Carta de Serviços, os procedimentos de edição, revisão e publicação de serviços digitais, além de instruções sobre o uso do aplicativo SC Fácil e conceitos de interoperabilidade e governo digital.

Lançado em setembro de 2025, o SC Fácil reúne informações sobre os serviços oferecidos pelo Governo de Santa Catarina, permitindo que o cidadão encontre, solicite e acompanhe suas demandas de forma simples e integrada. A iniciativa reduz burocracias e promove mais transparência e eficiência no atendimento público.
A solução integra o Plano de Governo do governador Jorginho Mello e busca fortalecer a gestão pública, ampliar a oferta de serviços digitais e facilitar o acesso do cidadão às políticas públicas. Conforme Marcela Pereira, da Gerência de Marketing e Comunicação do CIASC, “ao centralizar informações e padronizar processos, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a modernização administrativa e com a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à população catarinense”.