
Os municípios que integram a Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) tiveram a oportunidade de conhecer de perto a infraestrutura do Data Center do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e as soluções desenvolvidas para a gestão pública durante o CIASC Day.
O encontro, voltado a gestores e técnicos municipais, teve como objetivo apresentar as principais soluções tecnológicas desenvolvidas para apoiar a administração pública, promover a integração entre os municípios e fomentar o uso de serviços digitais mais eficientes.
Durante o evento, foram apresentadas iniciativas e cases das áreas de tecnologia, infraestrutura e produtos de software do CIASC, além de uma visita guiada ao Data Center, que incluiu uma demonstração da infraestrutura tecnológica que sustenta os serviços digitais do Estado.
Segundo o diretor-presidente do CIASC, Gustavo Madeira da Silveira, o encontro foi uma oportunidade importante para apresentar aos municípios catarinenses o portfólio de soluções oferecidas pela empresa pública, como o CIASC Conectividade Integrada, o CIASC ATD, voltado à área de trabalho digital para serviços públicos , além da oferta de serviços de data center, como colocation e hospedagem.
“Atender aos municípios é justamente o nosso objetivo. Hoje, o CIASC atua para a administração pública direta e indireta do Governo do Estado, tendo alguns municípios como clientes. Essa aproximação com a FECAM tem o propósito de estreitar laços e ampliar o atendimento. Uma das principais entregas que temos a oferecer é a infraestrutura tecnológica segura e eficiente. Como delegado de Polícia, tive a oportunidade de conhecer o Estado de Santa Catarina e posso afirmar que compreendemos as necessidades e o potencial dos municípios. Também presenciei, infelizmente, a vulnerabilidade das prefeituras diante de ataques cibernéticos, a maioria das vítimas de ransomware são municípios. Por isso, o CIASC conta com soluções como o Conectividade Integrada, que oferece mais segurança e proteção aos dados públicos”, destacou Gustavo.
O coordenador de tecnologia da FECAM, Gean Chiquetti, também comentou sobre a importância da iniciativa. “Viemos, junto aos municípios convidados, conhecer o que o CIASC tem a oferecer, especialmente porque sabemos que ainda há muitas demandas na área de tecnologia que precisam ser atendidas. O CIASC pode ser um parceiro estratégico nesse processo de transformação digital dos municípios”, afirmou.