
No dia 13 de agosto de 2025, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) completa 50 anos de história. Fundada em 1975 com a missão de centralizar o processamento de dados do governo catarinense, a empresa pública de tecnologia evoluiu para se tornar referência nacional em inovação e transformação digital no setor público.
Em julho deste ano, o CIASC foi reconhecido entre os TOP 20 do Prêmio iBest 2025, na categoria Governo Estadual, confirmando sua posição como uma das iniciativas digitais mais relevantes do país.
De Prodasc ao protagonismo digital
Criado em 1975, por meio da Lei Ordinária nº 5.089, o CIASC nasceu como Prodasc (Empresa de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina). Seu objetivo inicial era integrar e modernizar a gestão pública com eficiência e economia. Em 1987, a instituição adotou o nome atual e ampliou sua atuação conduzindo os avanços tecnológicos do Estado.
Desde a criação, a empresa trabalha em inovações para a melhoria da vida dos cidadãos catarinenses em diversas áreas incluindo a educação, segurança, administração pública e saúde.
Pioneirismo e inovações que mudaram a gestão pública
Para a Secretaria de Estado da Educação, o CIASC foi responsável por soluções como o Sistema de Gestão Educacional (SISGESC), o Professor Online, Estudante Online e o Matrícula Online, que eliminou filas presenciais nas escolas da rede estadual de ensino e trouxe mais acessibilidade às famílias. Para Cali Ferri, técnica da Diretoria de Ensino da Secretaria de Educação, “o CIASC sempre demonstrou um comprometimento com a qualidade e com a inovação”. A empresa é, ainda, responsável pela plataforma tecnológica que sustenta o Programa Universidade Gratuita.
Para a Segurança Pública, o CIASC implementou o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), que integra dados e atende todas as instituições da área de segurança pública; o premiado Conecta, aplicativo que permite às forças de segurança acessarem dados de pessoas e registros onde estiverem por dispositivos móveis; o Hórus, plataforma centralizada de passagens veiculares capaz de alertar sobre veículos furtados e implementar cercas digitais; e a Delegacia Virtual, por meio da qual cidadãos podem registrar boletins de ocorrência pela internet 24 horas por dia. Em apoio à Administração Prisional, o CIASC desenvolveu o iPen, uma plataforma completa para gestão prisional implantada nas unidades de Santa Catarina.
Além dessas iniciativas, destacou-se em 2021 o lançamento oficial do novo documento de identidade com número único em todo o estado, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o Instituto Geral de Perícias (IGP), a atual Polícia Científica, o CIASC e a Receita Federal. Com a nova carteira, o número do CPF do cidadão passou a ser também o número do RG, tornando Santa Catarina pioneira na implementação desse sistema no Brasil.
Outro marco importante foi, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a digitalização de 97% dos serviços do Governo facilitando o acesso dos cidadãos a serviços públicos digitais.
Na área fiscal, para a Secretaria da Fazenda, a empresa garante o suporte técnico, estabilidade e evolução contínua da Nota Fiscal Eletrônica em Santa Catarina. Já na Saúde, o CIASC foi pioneiro com a Central de Marcação de Consultas Especializadas na década de 80 e, mais recentemente, com painéis e sistemas que apoiaram o enfrentamento da pandemia de COVID-19, em parceria com a Defesa Civil .
Transformação digital no campo e no dia a dia
O CIASC também impulsionou o setor agropecuário, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), com o InfoAgro, plataforma que oferece dados estratégicos para produtores rurais. De acordo com Reney Dorow, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Epagri, “não dá para ficar desconectado dos produtos e serviços de vanguarda que o CIASC oferece”.
Outra iniciativa implementada pelo CIASC, desta vez para o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC), é o Detran Digital, que permite ao cidadão acessar diversos serviços de trânsito pela internet, sem a necessidade de ir presencialmente a uma unidade do Detran.
Infraestrutura e Rede de Governo
O CIASC é responsável por manter a Rede de Governo, garantindo conectividade segura e estável entre órgãos estaduais, além de hospedar sistemas estratégicos que suportam a gestão pública.
A base dessa estrutura está em um dos maiores Data Centers entre as empresas públicas de tecnologia do Brasil. Com 10 petabytes de armazenamento e cerca de 1.500 servidores virtualizados que asseguram alta capacidade de processamento e armazenamento para os serviços essenciais do Estado.
Essa infraestrutura sustenta sistemas como o Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGPe), que gerencia milhões de processos administrativos e o sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que processa mais de 1,5 milhão de documentos fiscais por dia. A confiabilidade é reforçada por certificações. Em 1999, a instituição foi a primeira empresa pública de tecnologia do país a conquistar a ISO 9001, garantindo padrões de qualidade nos serviços prestados. Em 2023, a empresa foi reconhecida pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) por seu nível de maturidade de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Com a modernização da Rede de Governo durante a pandemia, a empresa implementou VPNs para trabalho remoto e recursos que permitiram escalabilidade em momentos críticos, como no enfrentamento da COVID-19.
Com uma estrutura que combina segurança e inovação, o CIASC assegura a operação contínua dos serviços digitais do governo catarinense, fortalecendo a transformação digital e a eficiência na gestão pública.
Um legado de inovação
Ao longo de 50 anos, o CIASC suportou ações que tornaram Santa Catarina referência em governo digital. Hoje, a empresa se posiciona como um importante hub tecnológico do Estado, atuando para garantir eficiência, segurança e inovação nos serviços públicos.
Neste ano, os técnicos desta empresa pública que atuam no desenvolvimento e gerenciamento de softwares passaram a contar com uma ferramenta de IA generativa para otimizar processos e agilizar as entregas.
Para o presidente do CIASC, Gustavo Madeira da Silveira, “o CIASC é uma empresa importantíssima para o desenvolvimento de Santa Catarina ao trazer soluções inovadoras que fazem a diferença em uma melhor prestação do serviço público” e pontua o compromisso de inovação contínua.