
Entre os dias 5 e 7 de agosto, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) esteve representado em Brasília por uma comitiva institucional que participou de uma série de eventos estratégicos promovidos pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia e Comunicação (ABEP-TIC), envolvendo os principais nomes da tecnologia da informação e comunicação pública do país.
Fizeram parte da delegação do CIASC o presidente Gustavo Madeira da Silveira; o vice-presidente de mercado, Tiago Fagonde Moraes; o vice-presidente administrativo e financeiro, Diego Ricardo Holler; o vice-presidente institucional, Nilson da Rosa e o assessor de proteção de dados, Marcel Silva.
A programação teve início na terça-feira (5) com a 173ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (ROCA) da ABEP-TIC, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O encontro reuniu lideranças das empresas estaduais de tecnologia (Prods), especialistas e representantes de empresas privadas para discutir estratégias de fortalecimento da TIC pública. Temas como inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital pautaram as apresentações de empresas como Cisco, Omni AI, VALID, Veeam, Brisanet, entre outras.
Simultaneamente, ocorreu a 147ª Reunião dos Diretores Técnicos Estaduais (RDTE), que aprofundou discussões sobre os desafios operacionais enfrentados pelas áreas técnicas das Prods. Com condução de Allan Rodrigo, vice-presidente de tecnologia da ABEP-TIC, a RDTE contou com apresentações sobre soluções de defesa cibernética, inteligência artificial e proteção de dados, com empresas como Cloudera, CISSA, Digix e AZ Tecnologia. Parte da programação foi integrada entre ROCA e RDTE, promovendo uma visão conjunta sobre os temas mais críticos da área.
Um destaque da semana foi a Reunião dos Dirigentes de Administração e Finanças (RDAF), que abordou temas estruturantes para as empresas públicas de tecnologia, como imunidade tributária, programas de desligamento voluntário (PDVs), planos de cargos, carreiras e salários (PCCS), estratégias de regimes de trabalho presencial, remoto ou híbrido e diferentes formas de monitoramento de atividades voltadas à produtividade, escopo ou projeto. Também foi debatida a proposta de criação de um repositório colaborativo de documentos legais das Prods, visando fortalecer a governança institucional e a troca de boas práticas entre os estados.
Outra ação importante liderada e articulada pelo CIASC é a colaboração entre as Empresas Estatais de TIC em iniciativas comerciais conjuntas, que resultem em um Marketplace de soluções tecnológicas, com foco na redução de custos administrativos e no ganho de escala por meio de ações coordenadas.
A presença do CIASC nesses encontros fortalece o papel da empresa como protagonista no cenário da tecnologia pública no Brasil, contribuindo ativamente com o debate sobre soluções inovadoras e estratégicas que impulsionam a eficiência, a segurança e a transformação digital do setor público.