
O presidente do CIASC, Gustavo Madeira, participou nesta quarta-feira (25) do painel “Cidades Mais Seguras com Tecnologia”, realizado durante o Summit Cidades 2025, no Centrosul em Florianópolis. Ao lado do Delegado-Geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, Gustavo compartilhou reflexões sobre os desafios contemporâneos da segurança pública e o papel transformador da inovação tecnológica na área
Durante sua fala, o presidente destacou a importância do planejamento estratégico da Polícia Civil para os avanços recentes na investigação criminal, ressaltando como o uso de dados, automação e ferramentas de ciberinteligência têm sido fundamentais para enfrentar ameaças no ambiente digital. “Hoje, a criminalidade migra para o ciberespaço, exigindo da segurança pública material humano especializado, softwares avançados e uma atuação cada vez mais integrada”, apontou.
Gustavo também chamou atenção para novas tendências globais, como o Violence as a Service, prática emergente na Europa em que pessoas são contratadas para ações violentas de difícil rastreamento. Ao final, reforçou o papel do CIASC como parceiro estratégico na oferta de soluções tecnológicas para o Estado de Santa Catarina, especialmente em áreas críticas como segurança, mobilidade e justiça.
Além do presidente, o CIASC também esteve representado no evento pelo pesquisador Reinaldo Denis Barbosa, da área de Direito e Inovação, que participou do painel “Marco Legal das Startups e CPSI: inovação como estratégia de governo”. Em sua exposição, Reinaldo abordou o potencial do Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI) e do sandbox regulatório como mecanismos disruptivos, defendendo uma cultura institucional aberta à experimentação e ao diálogo com o ecossistema de inovação.