Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Governo de SC entrega...

Governo de SC entrega 1ª parte de novo sistema de compras que facilita acompanhamento de processos

Ferramenta WebLIC foi idealizada pela Secretaria de Estado da Administração e está em desenvolvimento pelo CIASC em substituição ao LIC

A primeira versão da nova ferramenta de compras do Governo do Estado de Santa Catarina já foi disponibilizada para integrar os processos de compras dos órgãos públicos catarinenses. O sistema WebLIC, está sendo desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC), e além de gerenciar as compras de cada órgão do Estado, também permitirá de forma simples a centralização de determinadas compras via Secretaria de Estado da Administração (SEA).  

O novo fluxo criado no WebLIC traz uma padronização  que cada órgão passa a seguir para realizar o processo de compra, garantindo agilidade e controle na elaboração dos procedimentos, seguindo as políticas de compras exaradas pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), órgão gestor do sistema de compras públicas no estado. 

O WebLIC vai gradativamente substituir o LIC, o sistema atual de licitações e compras do poder público estadual, que continuará sendo usado em paralelo para realizar as funções que o novo sistema ainda não atende. Todo o sistema será refeito em etapas na nova plataforma.O coordenador de soluções de administração do CIASC, Samuel Cardoso, explica que o “CIASC identificou no LIC uma necessidade de atualização tecnológica e a SEA está trabalhando ativamente na definição das regras desse novo sistema”. Para as próximas versões será disponibilizada a opção para configuração de processos de *Dispensa de Licitação*, um tipo de compra, ou contratação de serviço, executado de forma mais simples sem todos os passos seguidos nos ritos de licitação, e pode ser usada para gastos abaixo de determinados valores ou por outros motivos definidos em lei. 

“Até então, os sistemas utilizados pelo governo impossibilitavam o registro das dispensas de licitação, o que tornava o monitoramento possível só após a publicação em Diário Oficial. Com essa atualização as atividades de controle podem atuar paralelamente à execução do processo de aquisição, garantindo não só a legalidade mas também a celeridade” explica a diretora de Gestão de Licitações e Contratos da secretaria de Estado da Administração, Karen Bayestorff.

 

Integração com plataforma + Brasil

Outra vantagem da implantação está na integração com o Governo Federal, na plataforma  + Brasil, facilitando o controle e auditoria nos investimentos estaduais que contam com recursos da União. Com interface mais amigável, a mudança viabiliza a centralização dos pedidos de compra de diferentes órgãos por produtos semelhantes ou iguais, garantindo preços melhores em compras em larga escala. Por exemplo, órgãos diferentes precisam comprar cadeiras de escritório: cada órgão ainda pode efetuar sua compra separadamente, mas com as novas funcionalidades o sistema também  permite que cada órgão faça um pedido de aquisição e o direcione para a SEA, que pode reunir todos os pedidos em uma única compra, e com o aumento da quantidade comprada se torna vantajoso para o fornecedor cobrar um valor menor por cada unidade.   

Outro ganho importante apontado pela equipe de soluções da administração, é que por funcionar diretamente na web, o WebLIC não exige que seja feito todo o processo de instalação e configuração em cada computador que será usado pelos servidores estaduais no processo de compra. Esse processo precisava ser feito com o acesso remoto da equipe técnica responsável.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo