Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC participa de live...

CIASC participa de live de abertura da Sala de Situação Digital

A transmissão organizada pela Social Good Brasil reuniu representantes das diversas equipes que trabalharam na construção da tecnologia

A Social Good Brasil (SGB), uma organização da sociedade civil catarinense envolvida no uso de tecnologias de dados, organizou uma transmissão ao vivo pelo Youtube ontem, 21/07, para marcar a abertura das diversas tecnologias que compõem a Sala de Situação Digital (SSD), que vem sendo usada para o enfrentamento da COVID-19 em Santa Catarina, para toda a sociedade. O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) esteve presente na transmissão para explicar um pouco do intenso trabalho que tem desenvolvido com a Plataforma BoaVista, ferramenta de Big Data criada pelo CIASC que vem sendo usada na construção dos diversos produtos digitais que estão presentes na sala de situação. 

Como ressaltado durante o evento, a criação da sala de situação foi um esforço coletivo de diversas instituições reunidas ao redor do Núcleo Intersetorial de Inteligência de Dados (NIID), que além do CIASC e da SGB reúne, por exemplo, diversas secretarias estaduais (como a de Administração e de Saúde), a UFSC e o Ministério Público de SC. O analista da gerência de serviços corporativos do CIASC, Leandro Fornasier, faz parte da equipe que vem trabalhando com a Plataforma BoaVista ao longo dos últimos 4 meses para desenvolver as ferramentas disponibilizadas abertamente ontem, e ressalta o compromisso assumido pela diretoria da estatal no início da pandemia. 

“Tudo isso começou lá no dia 27 de março, quando a nossa diretoria, através do presidente Sérgio André Maliceski, Luis Haroldo, nosso vice-presidente de tecnologia, nossos outros diretores, João Mário Martins, Nilson da Rosa, que colocaram toda a estrutura da empresa à disposição do estado para que a gente conseguisse contribuir de alguma forma com aquilo que a gente tinha, seja de infraestrutura de data center, de redes, de comunicação e de dados, que é um projeto que a gente vem trabalhando no CIASC desenvolvendo uma plataforma de dados para dar subsídio para a gestão do governo do estado”.

Durante a transmissão foi feita uma explicação sobre o trabalho de criação do banco de dados sobre a COVID-19 em Santa Catarina que foi construído pelo CIASC dentro da plataforma BoaVista, uma das diversas tarefas em que a instituição se envolveu durante esses 4 meses de trabalho. Esse trabalho envolveu uma integração do BoaVista com diversos bancos de dados, como o eSUS-VE, o SIVEP/Gripe, o GAL, o que possibilitou reunir dados de dimensões muito diversas da pandemia para gerar inteligência que pudesse ajudar os gestores catarinenses a tomar decisões de combate à pandemia. Para conhecer a sala é só acessar https://socialgoodbrasil.org.br/saladataforgood/

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo