A ameaça de phishing (um tipo de golpe online) se tornou uma bastante comum, especialmente, porque as pessoas estão cada vez mais conectadas ao ambiente digital. Os golpistas combinam tecnologias avançadas com engenharia social para enganar os usuários e obter acesso a suas informações. Neste artigo, vamos explorar o que é phishing, como funciona e oferecer dicas essenciais para se proteger contra esse tipo de golpe.

O que é phishing?
O phishing é uma forma de fraude online em que os criminosos buscam obter dados e informações pessoais e financeiras de usuários desatentos e/ou desavisados. Muitas vezes, os golpistas se passam por entidades confiáveis, como bancos, empresas ou contatos conhecidos, para confundir as vítimas. Geralmente, enviam mensagens de e-mail, SMS ou WhatsApp com links maliciosos, levando as pessoas a páginas falsas que se assemelham a sites legítimos.

Táticas comuns de phishing:
Os golpistas utilizam diversas táticas para enganar as vítimas. Alguns exemplos incluem mensagens que oferecem oportunidades imperdíveis, alertas de segurança falsos ou solicitações para atualizar informações pessoais. Eles contam com a criatividade para criar páginas “clones” que se parecem autênticas, induzindo as pessoas a inserir suas credenciais e outros dados sensíveis.

Dicas para se proteger contra o phishing:
– Desconfie de e-mails alarmantes e que solicitam senhas e dados pessoais: Evite clicar em links diretamente de e-mails e outros tipos de mensagens, como SMS e WhatsApp. Em vez disso, digite o endereço URL correto diretamente no navegador para verificar a autenticidade daquele conteúdo.
– Mantenha seu antivírus atualizado: Ter um software antivírus confiável instalado é essencial para se proteger contra mensagens maliciosas e ataques de phishing.
– Utilize um gerenciador de senhas: É fundamental ter senhas diferentes para cada site. Um gerenciador de senhas pode ajudá-lo a criar e armazenar senhas seguras, reduzindo o risco de comprometer várias contas em caso de violação de dados.

A sofisticação dos golpes de phishing continua crescendo, por isso é fundamental estar ciente de como essas práticas funcionam e tomar medidas para se proteger. Ao seguir as dicas mencionadas acima e permanecer vigilante, você pode reduzir significativamente as chances de se tornar uma vítima desses golpes virtuais perigosos.

– Esse artigo faz parte de uma série de conteúdos produzidos pelo CIASC e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) para alertar quanto à segurança digital. Acompanhe nossas redes sociais e saiba como proteger seus dados!